Evento será realizado na Faculdade de Engenharia (Foto: Twin Alvarenga)

Evento será realizado na Faculdade de Engenharia (Foto: Twin Alvarenga)

Com a proposta de reunir e motivar os participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Grupo de Educação Tutorial (GET) a conhecer sobre a trajetória dos programas e discutir questões relacionadas ao tema, o Interpet/GET agrupa mais de 160 alunos e professores. O evento acontece no próximo sábado, 1º, entre 8h30 e 18h10, no Anfiteatro II do Prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia.

Organizado pelo Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento de grupos PETs e GETs (Claa), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Interpet/GET consiste em uma ação integradora, na qual serão discutidos temas referentes ao programa. Estarão representados PETs e GETs dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Ciência da Computação, Comunicação, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Turismo.

Confira a programação

Um dos destaques da programação é a apresentação do Comitê. Segundo a presidente do Claa, Edna Maria Gonçalves de Souza, é necessário demonstrar o apoio dado aos Grupos e Programas de Educação Tutorial. Além disso, ressalta que haverá uma mesa-redonda composta por tutores, discentes e representantes dos grupos para que se possa conhecer as demandas atuais. “Cada um irá debater um tema e buscar uma conclusão. O que for debatido será repassado para nossa pró-reitoria. O resultado do evento será encaminhado a nível nacional”.

Em relação ao trajeto dos  PETs e GETs, Edna Maria, acredita que a exposição dos avanços faz-se fundamental para que os estudantes compreendam a importância dos projetos em que estão inseridos. “É importante  apresentar a trajetória, pois muitos ainda não conhecem como surgiram essas iniciativas. Alguns alunos, por serem mais novos, não conhecem os caminhos que vêm sendo aprimorados a cada ano.”

“O envolvimento e integração entre ‘petianos e getianos’ é fundamental para que eles possam se conhecer e perceber que apesar de cursos e bagagens diferentes, todos têm o mesmo objetivo, que é trabalhar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destaca o tutor responsável pelo Comitê, Marconi Fonseca de Moraes. O tutor evidencia também que este evento possibilita a apresentação dos trabalhos que são desempenhados e, por isso, foi oportunizado a cada grupo apresentar suas atividades e o modo como têm sido desenvolvidas.

Grupos de Trabalho

Durante o evento, os grupos participantes terão a oportunidade de apresentar trabalhos em quatros Grupos de Trabalhos (GTs), referentes ao atual contexto dos campos da pesquisa, política e economia do país. Os temas são: “A proposta de integração e continuidade de projetos entre GETs e PETs da UFJF”; “Atual contexto político e sua interferência nos grupos”; “O retorno dos grupos para a sociedade”; e a “Relação dos grupos com colegiado, segmentos acadêmicos e egressos”.

De acordo com a representante da Comissão dos PETs e GETs, Camilla Pícoli, a troca de experiências possibilitada pelo evento é essencial para o aprimoramento e melhoria dos trabalhos realizados. “Conhecer outras pessoas e criar novas parcerias que possam influenciar nossos projetos é uma forma de integrar os alunos e conscientizar a todos sobre o programa”.

Outras informações:

Página do evento

claaufjf@gmail.com  

Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento – Pró-reitoria de Graduação