mestrado letras

Cristiane Veloso de Araújo Pestana optou por pesquisar o tema, porque sentiu-se representada pelos poemas da escritora e destacou a importância deles para a luta contra a preconceito (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

A leitura crítica da poética da escritora Cristiane Sobral guiou a dissertação de mestrado da acadêmica Cristiane Veloso de Araújo Pestana. A pesquisa, intitulada “A mulher negra nos poemas de Cristiane Sobral – Luta, Valorização e Empoderamento” foi apresentada nessa quarta-feira, 28, no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O principal objetivo do estudo foi observar como os poemas da autora quebram com os estereótipos ligados à representação das mulheres negras ao mesmo tempo em que promovem a autoestima, o reconhecimento e o empoderamento dessas mulheres. O trabalho foi desenvolvido a partir de conversas com a autora e pesquisa bibliográfica. Foi traçada a relação entre a obra de Cristiane Sobral e as teorias sobre identidade de estudiosos como Edouard Glissant e Stuart Hall. Os estudos de Nilma Lino Gomes sobre o cabelo afro como elemento de resistência, enfrentamento e afirmação de identidade também embasaram a dissertação.

A pesquisadora analisou a representação da luta, da valorização e do empoderamento das mulheres negras nos textos de Sobral. Ela avalia que a luta aparece na medida em que, ao assumir uma característica ancestral marcante, como o cabelo, o conteúdo da obra se apresenta como uma forma de resistência ao apagamento da história. Já a valorização das mulheres negras estaria nos textos de Sobral, devido à presença de elementos, como a exposição da beleza e da importância dessas  mulheres na construção da sociedade. Segundo a acadêmica, a união entre esses dois aspectos dá lugar ao empoderamento, uma vez que “uma mulher que luta por seus direitos e tem consciência do seu valor é uma mulher que assume o poder sobre si.”

A mestranda Cristiane Pestana conta que optou por pesquisar o tema, porque sentiu-se representada pelos poemas da escritora e destaca a importância deles para a luta contra a preconceito. “Os primeiros textos que li foram o conto ‘Pixaim’ e o poema ‘Não vou mais lavar os pratos’, que dialogam, particularmente, com a minha vida e a minha trajetória. O racismo e o preconceito com a população negra, especialmente com as mulheres negras, precisam ser exterminados. As mulheres dos poemas de Sobral são fortes, poderosas e felizes. Elas revertem dor em coragem, preconceito em valorização e amor em poesia.”

A professora orientadora Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert destaca o caráter inovador da análise para o ambiente de estudos acadêmicos. “Cristiane Sobral ainda é pouco estudada, de forma que a dissertação já inova ao tratar de seus textos, sobretudo quando enfoca na questão do cabelo afro e das várias formas de repressão ou, mais recentemente, apropriação que foram feitas em torno dele.” A professora aponta, ainda, para a visibilidade que a pesquisa traz à questão e como isso pode ser refletido na sociedade. “O estudo torna-se importante e urgente em uma sociedade em que as mulheres negras ainda estão sujeitas a muitas formas de violência explícita e implícita, ajudando a repensar os valores em que se baseiam as relações identitárias na contemporaneidade. ”

Contatos:
Cristiane Veloso de Araújo Pestana (Mestranda)
cristianeveloso.78@gmail.com

Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert (Orientadora – UFJF)
barbara.simoes@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert (UFJF)
Profª. Drª. Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFJF)
Profª. Drª. Fernanda Felisberto da Silva (UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3118 –  Programa de Pós-graduação em Letras