Como forma de avaliação da disciplina Oficina de Performance de Piano, do curso Bacharelado em Piano, acontece nesta quinta-feira, dia 29, o evento Recital de Piano IAD. A mostra, gratuita e aberta ao público, acontece no auditório Geraldo Pereira, do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 18h30.

Organizado pelo professor Thalyson Rodrigues de Araujo, o evento envolve os alunos do 1º ao 8º período da disciplina, que terão a oportunidade de apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. A mostra contará com um vasto repertório, que inclui compositores nacionais e internacionais, como Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Beethoven e Liszt.

De acordo com Rodrigues, o evento visa a dar experiência e visibilidade aos alunos. “Quando cheguei na UFJF, os alunos tocavam pouco para o público. Esses recitais são alternativas para formação do artista no que tange à experiência de palco, de ser ouvido por outras pessoas, como músicos, professores e profissionais, não deixando para fazer só o recital de formatura no final do curso.”

Para o estudante do curso de Bacharelado em Piano, Guilherme Veronezi, o recital serve como   treinamento para uma prática encontrada fora da Universidade. “Se a gente não tem uma oportunidade como esta, acabamos não tocando publicamente o repertório que aprendemos ao longo do semestre. É um momento de troca, pois você acaba vendo outros pianistas e colegas tocando”.

Veronezi acredita que a mostra servirá como preparação para seu recital de formatura, que acontece no dia 6 de julho, às 20h, no Instituto de Artes e Design. “Vai servir como ganho de experiência e prática, pois no recital de formatura terei que tocar por quase uma hora. O recital de formatura vai ser a consolidação de um repertório trabalhado durante os quatro anos de faculdade, um primeiro momento de atuação profissional dentro da música erudita”, afirma.

A disciplina

A disciplina de Oficina de Performance de Piano é um laboratório de prática de pianista que reúne todos os alunos do Bacharelado em Piano, uma vez que está presente na grade de todos os períodos do curso. Nesta matéria, os alunos discutem textos, aprimoram a prática pianista e realizam atividades complementares, como masterclasses e recitais.

Dentre outros eventos que compõem a disciplina está o recital “O Piano Brasileiro”, que acontece no dia 11 de julho, às 18h, na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora (Rua Oscar Vidal, 134, no Centro). Na oportunidade, os alunos irão apresentar apenas músicas brasileiras. A entrada é gratuita.

Outras informações: (32) 2102-3350 ou página do evento no Facebook