granaverde-portalEstimular a educação ambiental e a preservação do planeta gerando benefícios para o meio ambiente e para quem participa. Esse é o objetivo do projeto Grana Verde, do Núcleo de Empreendedorismo (Nempe) da Faculdade de Engenharia da UFJF, que busca incentivar a reciclagem no ambiente escolar, a partir de uma competição construtiva e educativa para os alunos.

Por meio de uma moeda virtual – Grana Verde – os estudantes podem ganhar, por exemplo, conta ilimitada no Google para armazenamento de vídeos, fotos e arquivos, e direito a participar do sorteio do valor arrecadado com a venda de material coletado. De acordo com o coordenador, professor Paulo Vilela, “a ideia era criar um incentivo para recolher o material reciclável, pois as pessoas não têm orientação de onde e como descartar o lixo. Com uma moeda, a Grana Verde, criamos esse incentivo e ainda geramos o efeito de poupança, ensinando a importância de poupar”.

Na UFJF, participam da iniciativa as empresas juniores Code Computação Empresa Júnior, Impacto Jr. Consultoria,  Mais Consultoria Jr e Porte Empresa Jr. Cada uma delas já foi responsável por organizar as campanhas de reciclagem dentro de escolas, na própria UFJF e outros locais em Juiz de Fora, divulgando o projeto. “Foram experiências diferentes. Agora a gente quer expandir, dar escala ao projeto. Por isso, estamos trabalhando junto aos colégios, que podem escolher quais materiais desejam recolher”, afirma Vilela.

A experiência atual

equipe n

Equipes de professores, funcionários e alunos envolvidos com o projeto Grana Verde (Foto: Twin Alvarenga)

Desde 2016 o projeto está atuando em duas unidades do Colégio Apogeu (Santo Antônio e Benfica) e trabalha com a coleta de latas de alumínio. A cada cinco latinhas trocadas, o estudante ganha uma Grande Verde com um código para participar do sorteio e acessar os benefícios oferecidos pelo projeto. Neste semestre, foram arrecadados 75,5 quilos de latas de alumínio, gerando R$ 226,50 para sorteio, através da Loteria Federal, aos alunos que colaboraram com a campanha.

A estudante de Ciências Exatas e membro da Code Computação Empresa Júnior, Carina Pinto Rodrigues, foi uma das responsáveis por coordenar a campanha no Colégio. Segundo ela, a competição mobiliza e atrai a atenção de todos os alunos da escola. “É muito interessante como eles colaboram e aprendem. Os menores do Ensino Fundamental se interessam e perguntam demais. Eles enxergam o colega doando as latinhas e ganhando a Grana Verde e também querem participar, ficam esperando o dia certo para depositar o material.”

Como sua escola pode participar?

Qualquer escola pode participar do projeto Grana Verde. Para saber os procedimentos e demais informações, o interessado deve entrar em contato com Núcleo de Empreendedorismo (Nempe) através do telefone (32) 2102 – 3427. De acordo com Paulo Vilela, a intenção é que cada empresa júnior da UFJF adote um colégio para coordenar a campanha.

Outras informações: Projeto Grana Verde(32) 2102 – 3427