Precisa de apoio pedagógico para melhorar o desempenho acadêmico? Quer ajuda para amenizar sintomas de ansiedade? Está longe de casa, da família e dos amigos e sente-se angustiado com essa situação? Se você é estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e respondeu sim para pelo menos uma das questões mencionadas acima, tem a oportunidade de receber apoio especializado.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) está com pré-inscrições abertas para as Oficinas Pedagógicas e os grupos ‘De Boas’ e ‘Fora de Casa’. O objetivo é dimensionar a demanda pelos três programas de apoio. É permitida aos estudantes a participação em até três atividades.  Após a conclusão do levantamento, a Proae  definirá locais, datas e horários dos encontros.

Programas oferecidos pela Proae

As Oficinas Pedagógicas trabalham os conteúdos relacionados com a gestão e a organização do tempo no contexto acadêmico, além de estratégias e atitudes para um melhor desempenho nas provas e apresentações de trabalhos acadêmicos. Para se cadastrar, basta clicar neste link.

O Grupo ‘De Boas’ é psicoeducativo. Em linhas gerais, apresenta, de forma prática e objetiva, exercícios  e troca de experiências, para que o estudante possa se relacionar melhor com a ansiedade. O discente participa de seis  sessões teórico-práticas, com duração de duas horas cada uma. As atividades são semanais e visam ao enfrentamento de problemas e desafios cotidianos da vida, tornado-a mais leve e produtiva. Clique aqui para se cadastrar.

Já o Grupo ‘Fora de Casa’ é destinado aos estudantes que vieram de outras localidades e que estão lidando com uma série de mudanças e exigências da vida universitária. A vida longe da família e dos amigos; o sentimento de saudade; a divisão da moradia com pessoas, ainda, desconhecidas; o cuidado de si e da vida financeira; dentre outras temáticas são abordadas nas sessões semanais. O objetivo é favorecer a troca de experiências e a participação em atividades lúdicas, acompanhadas de reflexões relativas à nova fase de vida. Clique aqui para se cadastrar.

As datas e horários serão informados futuramente aos alunos interessados.

Outras informações: secretaria.proae@ufjf.edu.br