A Zoologia foi introduzida no Brasil em meados do século XIX, por pesquisadores naturalistas, os quais realizavam expedições analisando diversos aspectos do país, como cultura, fauna e flora. No dia 29, a trajetória desta área de estudo será tema da palestra “História da Zoologia no Brasil”, ministrada pelo pesquisador Marco Aurélio de Sena da Universidade de São Paulo (USP), às 17h30, no anfiteatro B do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A zoologia, inicialmente, foi desenvolvida por viajantes que registravam, por escrito e ilustrações, suas descobertas sobre as espécies nativas. Tais registros baseiam o estudo da biodiversidade do país até hoje. Os desafios enfrentados por esta ciência nos últimos dois séculos serão abordados por Marco Aurélio na palestra, bem como os estágios que ela percorreu ao longo dos séculos.

O professor também vai tratar das múltiplas contribuições que a zoologia oferece para a solução de problemas enfrentados no campo das Ciências Biológicas, como novas alternativas para a manutenção do equilíbrio ecológico. “A palestra tem o objetivo de enfatizar as particularidades que o desenvolvimento da zoologia teve no Brasil, e motivar os alunos a se interessarem por este ramo científico tão importante para as demais áreas de estudo das Ciências Biológicas”, explica a professora do Departamento de Zoologia da UFJF e organizadora do evento, Aline Cristina Sant’Anna.

Além da palestra, gratuita e aberta ao público, Marco Aurélio de Sena foi convidado para uma visita ao departamento de Zoologia da UFJF, na qual irá conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos na instituição e terá uma conversa com os alunos do Grupo de Estudos em Zoologia (GEZ).

Outras informações: (32) 2102-3201 (ICB) e Grupo de Estudos em Zoologia (GEZ)