(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Objetivo é reunir integrantes dos Nass das unidades acadêmicas para discutir sobre saúde e segurança para cada ambiente de trabalho (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) das unidades acadêmicas da UFJF realiza sua segunda reunião nesta quarta-feira,  28, das 9h às 11h, no anfiteatro do novo Centro de Ciências. O evento visa fortalecer a rede Nass para o aprofundamento das discussões sobre saúde e segurança em todos os ambientes de trabalho.

“O objetivo é reunir os integrantes dos Nass das unidades acadêmicas com a intenção de propor uma reflexão sobre a necessidade de levar essa discussão sobre saúde e segurança para cada ambiente de trabalho. A saúde tem que ser trabalhada dentro de cada ambiente, buscando a qualidade de vida no trabalho, para que o trabalho traga saúde”, afirma a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-estar da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Renata Faria.

A proposta dos núcleos está em consonância com a Política de Atenção à Saúde do Servidor e foi contemplada na Resolução do Conselho Superior nº 11 de 2014, que aprova o Programa para Qualidade de Vida dos Servidores Públicos Federais da UFJF (Pró-Vida). O Programa tem como objetivos formular, implementar, monitorar e avaliar projetos que englobam ações de promoção, prevenção e reabilitação em saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho de seus servidores.

“A importância desses núcleos é desenvolver a saúde e a segurança dentro dos próprios ambientes de trabalho, fazendo uma interlocução com a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar e com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/SIASS)”, acrescenta Renata.

Ainda de acordo com a coordenadora, com esta segunda reunião, objetiva-se o fortalecimento e o entrelaçamento das ideias e propostas advindas dos participantes, ressaltando a centralidade no debate sobre saúde e qualidade de vida no trabalho, como um processo de construção e responsabilidade individual e coletiva. “O processo é de construção, então precisa do envolvimento dos representantes das unidades, para fortalecer essa visão da relação saude/trabalho”, finaliza.

Conheça os projetos desenvolvidos pela Cossbe/Siass

Acolhimento do servidor em situações de vulnerabilidade psicossocial
Intervenção multidisciplinar visando identificar fatores de risco, sociais e/ou psicológicos, com abordagem familiar se necessário.

Acompanhamento e suporte domiciliar para servidores licenciados por motivo de saúde
Acolhimento por meio de visita domiciliar visando facilitar a recuperação e retorno às atividades profissionais.

Ambientes de trabalho
Reavaliação dos ambientes e processos de trabalho a partir de um olhar conjunto da Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho com ênfase na ergonomia.

Reinserção ao ambiente de trabalho
Acompanhamento do servidor com indicação médica de restrição ou readaptação laborativa, com suporte ao seu processo de retorno ao trabalho a partir do novo contexto identificado.

Ginástica Laboral Integrada
Prática de exercícios físicos leves, preparatórios, compensatórios e/ou mesmo relaxantes nos próprios locais de trabalho.

Projeto Saúde Mental
Oferece acolhimento ao servidor que apresenta adoecimento mental relacionado ao trabalho ou não, com encaminhamentos de intervenções individuais ou coletivas de acordo com as situações apresentadas.

Vamos conversar…
Promoção de um dispositivo de diálogo para o servidor (re)pensar as questões relativas aos processos de trabalho.

Servidor saudável: grupo de corrida e caminhada para servidores
Oferece treinamentos sistematizados em corrida e caminhada visando que, com a prática da modalidade, o servidor se beneficie das adaptações psicofisiológicas positivas, tais como o aprimoramento da capacidade física, melhora da autoestima, integração social, diminuição da ansiedade, melhora do humor e redução do estresse.

Meditação (Mindfulness)
Apresenta e fornece aos servidores instrumentos e técnicas para o desenvolvimento do estado mental Mindfulness, proporcionando uma possibilidade de ressignificação do trabalho e melhora na qualidade de vida.

Projeto de extensão: Oficina de Memória (atuação em colaboração)
Promoção, através de abordagem interdisciplinar, dos principais aspectos da memória, por meio de informações e exercícios para sua estimulação.

Outras informações:
Unidade Cossbe/Siass
(32) 2102-3815 / 2102-3818 / 2102-3296
siass.informativo@gmail.com
siass@ufjf.edu.br