doutorado saúde

Cristina Martins Coelho é professora do curso de Fisioterapia da UFJF, em Governador Valadares; a defesa aconteceu no último dia 7, na Faculdade de Medicina, em Juiz de Fora (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A asma é uma doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão. Quando não controlada, pode influenciar a prática de atividades físicas. Visando compreender essa relação, a acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cristina Martins Coelho desenvolveu a tese de doutorado “Efeitos de um programa de atividade física não supervisionada baseado em pedômetros e avaliação do nível de atividade física na vida diária em adultos com asma moderada a grave.”

A pesquisa foi aplicada em pacientes com asma, com idades entre 18 e 65 anos, atendidos pelo Hospital Universitário da UFJF. O processo de investigação se dividiu em dois estudos: o primeiro foi realizado com pacientes do sexo feminino e masculino. O segundo estudo foi composto apenas por mulheres, sendo que 36 delas possuem a doença e outras 30 não. Em ambos, os participantes não praticavam atividades físicas regularmente.

O Estudo 1 avaliou os efeitos da utilização do pedômetro sobre a atividade física das pessoas com asma. A pesquisadora explica que entregou este dispositivo aos participantes para que fosse possível contabilizar o número de passos que cada um deles dava durante o dia. “Identificamos que a utilização do pedômetro resultou no aumento da atividade física, sendo uma estratégia motivacional eficaz para estimular as pessoas com asma.”

De acordo com a pesquisadora, alguns sintomas da doença podem ser desencadeados por conta da prática de exercícios físicos e, por isso, os pacientes acabam não se exercitando, com medo de agravar o estado de saúde. No entanto, ela esclarece que “isso só acontece quando a asma não está adequadamente controlada. Existem medicações, atualmente, que controlam a doença e a pessoa pode ter uma vida normal e, aí, nesse caso, ela pode praticar a atividade física normalmente.”

Cristina é professora do curso de Fisioterapia da UFJF, em Governador Valadares, e espera que a pesquisa possa esclarecer as dúvidas dos profissionais que trabalham na área e, também, dos pacientes. A docente acredita que o estudo pode ajudar a mudar a noção, que algumas pessoas ainda têm, de que o paciente com asma não pode fazer exercício físico, porque seria perigoso ou contra indicado: “pelo contrário, a pessoa deve sim fazer atividade física. Claro que ela precisa estar com a doença controlada para que consiga fazer a atividade física de forma adequada e eficaz. Inclusive, existem estudos que mostram que a atividade física diminui os sintomas da asma, melhorando o controle da doença.”

O Estudo 2, feito com pacientes mulheres, foi publicado no Journal of Asthma e o Estudo 1 já foi submetido à publicação em outras revistas científicas internacionais. O professor orientador da pesquisa, Bruno do Valle Pinheiro, destaca que a tese deixou uma grande contribuição por meio dos resultados obtidos. “Certamente este trabalho levantou uma série de perguntas que outros alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica terão oportunidade de se engajar para tentar responder.”

Contato:
Cristina Martins Coelho
cm.coelho@yahoo.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Bruno do Valle Pinheiro (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Maycon de Moura Reboredo (co-orientador – UFJF)
Prof. Dr. Cristino Carneiro Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Celso Ricardo Fernandes de Carvalho (USP)
Profa. Dra. Verônica Franco Parreira (UFMG)
Prof. Dr. Marcelo Alcântara Holanda (UFC)

Outras informações: (32) 2102-3848 – Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS)