Curso terá início no dia 3 de julho. Inscrições até 30 de junho

Aproximar a comunidade de temas como Educação Financeira, direcionamentos e novas possibilidades de organizar a vida financeira é o objetivo do projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) juntamente com o Departamento de Matemática do Instituto de Ciências exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Introdução à Educação Financeira: princípios e diretrizes para a tomada de decisão em situações de consumo no cotidiano” é um curso de Matemática Financeira gratuito e voltado para os estudantes, professores, técnico-administrativos e a comunidade em geral, com início em 3 de julho.

Segundo o professor responsável pelo curso, Marco Aurélio Kistemann Jr., o objetivo é oferecer à população novas formas de educar-se financeiramente. Planejamento, organização de orçamento doméstico e novas formas de investimentos, além da poupança, serão alguns temas discutidos. “Além disso, queremos estimular o pensamento a respeito de novas formas de consumir produtos sustentáveis, discutir ideias relacionadas ao consumo, consumismo, consumismo infantil e sustentabilidade”.

Também serão abordadas questões relativas ao dia a dia da população, como empréstimos, uso do cartão de crédito e do cheque especial, renegociação de dívidas, financiamentos e demais assuntos que os participantes demonstrarem interesse. O professor ainda destaca que a participação do público será muito importante para o desenvolvimento do curso, contribuindo com experiências como indivíduos-consumidores.

Kistemann também afirma que o projeto é de grande relevância para aqueles alunos que enfrentam o desafio de morar sozinho pela primeira vez. “Ter um planejamento financeiro e um orçamento doméstico, nos dias atuais, é essencial para prevenir desperdício e evitar o endividamento. Para tal, não são necessárias fórmulas mirabolantes, mas disciplina financeira, criando hábitos de anotar e planejar o que se deseja consumir e como isso será quitado. Um grande desafio é sair da zona de conforto e criar uma metodologia de controle de gastos e de consumo sustentável”, explica o professor.

Inscrição

Os encontros do curso serão realizados todas as segundas-feiras, das 18h às 22h, no Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, tendo início no dia 3 de julho. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, enviando uma solicitação através do email marco.kistemann@ufjf.edu.br ou kistemann2013@gmail.com ou através do WhatsApp (32) 9 91650426 solicitando uma pré-inscrição. Os interessados só precisam enviar nome completo e endereço eletrônico (e-mail). O curso é gratuito e rende certificado aos participantes.