mestrado economia

José Wilson Aquino de Brito defendeu a dissertação no último dia 9, na UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As potencialidades dos conhecimentos gerados pelas migrações de mão de obra qualificada e os impactos econômicos proporcionados por esses processos fundamentaram a dissertação de mestrado “Externalidades do mercado de trabalho e crescimento regional do Brasil.” A pesquisa foi realizada pelo acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Wilson Aquino de Brito. Como grande exemplo de sucesso, o mestrando abordou o Vale do Silício, nos Estados Unidos, considerado sinônimo de inovação.

A dissertação de José Wilson avaliou os impactos causados pelas migrações, especialmente de trabalhadores formados no ensino superior. O estudo identificou fenômenos inovadores a partir do compartilhamento de conhecimentos, simbolizados pelas chamadas iniciativas startups. Como grande caso de sucesso dos ambientes encontrados, José Wilson usou o exemplo do Vale do Silício, na Califórnia, sede de grande parte das empresas de tecnologia surgidas nas últimas décadas.

Em contrapartida aos ambientes inovadores encontrados no Vale do Silício, José Wilson apontou a região de Boston. O acadêmico mostrou que a região, sede do Massachusetts Institute of Technology (MIT), não conseguiu os mesmos desenvolvimentos da Califórnia, estado que hoje conta com um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente ao do Brasil. “Eles começaram praticamente iguais, mas um tinha mais capital social e o outro não. O conhecimento no Vale do Silício está espraiado”, ressaltou o pesquisador.

O mestrando encontrou resultado positivos da interação também no âmbito brasileiro: “No Brasil. eu consegui bons resultados. Quando saio da minha região e vou para outra, quando temos um conhecimento complementar com o de alguém do meu lugar de destino, isso aumenta o nível de emprego.” Além das migrações entre regiões, José Wilson também obteve resultados favoráveis quando analisou mudanças entre firmas dentro de uma mesma localidade, agregando conhecimento.

Segundo o orientador da dissertação e professor do PPGE da UFJF, Eduardo Gonçalves, as análises obtidas ressoam com o que é visto fora do âmbito brasileiro, mas nada igual havia sido realizado aqui: “O trabalho é inédito no Brasil. No exterior, há resultados para outros países que convergem com os obtidos pelo trabalho do José.” O docente ressaltou, ainda, a quem mais pode interessar o estudo: “Os resultados são mais diretamente úteis a formuladores de política regional e a estudiosos sobre crescimento regional.”

Banca examinadora:
Prof. Dr. Eduardo Gonçalves (UFJF – orientador)
Profa. Dra. Suzana Bastos (UFJF)
Prof. Dr. André Chagas (USP)

Outras informações: (32) 2102 – 3543 – Programa de Pós-Graduação em Economia