doutorado letras

Stefane Soares Pereira defendeu a tese “A geografia de poder e a literatura como ponte para o reconhecimento da linha divisória entre o Ocidente e o Oriente: os dois mundos de Ahdaf Soueif em The Map of Love (1999) e In the Eye of the Sun (1992)”, no dia 31 de maio, na UFJF (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Analisar as relações de poder entre o Ocidente e o Oriente por meio das trajetórias das personagens das obras “The Map of Love (1999) e In the Eye of the Sun (1992), da autora egípcia Ahdaf Soueif. Esse foi o objetivo da tese de doutorado da acadêmica Stefane Soares Pereira. A pesquisa foi apresentada no programa de Pós-graduação em Letras: estudos literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora.  

No trabalho, Stefane explica como a vivência da escritora Ahdaf Soueif, no Ocidente e no Oriente, impacta a história das vidas das personagens, contribuindo para que elas vejam o mundo criticamente e construam suas próprias percepções da realidade. “A experiência de viver nos dois polos traz uma consciência de sistema colonial, de colonialidade, de poder e de imperialismo para o entendimento das personagens, do mundo em que elas vivem, o mundo de origem – o Egito – e a relação do Egito com outros poderes de dominação e exploração imperial”, destaca a acadêmica.

Neste contexto de análise, a pesquisadora propõe indagações a respeito das obras de Soueif e de outro autor oriental, o palestino Edward Said: “Ahdaf Soueif compactua com o conjunto de construções discursivas defendidas por Edward Said, em Orientalismo (2010)? Ou luta contra a visão preconceituosa e amortecedora dos orientalistas que descreveram ‘reduzidamente’ a sociedade oriental e os árabes? As personagens de Soueif pretendem contribuir para uma ‘evolução’ do pensamento do sujeito habitante e originário do Egito?”, – essas são algumas questões presentes na tese.           

Segundo a doutoranda, o interesse surgiu pela leitura do livro “Orientalismo, de Edward Said. A partir daí, buscou obras de autores contemporâneos para tentar encontrar essa visão estereotipada do orientalista europeu nas obras que são do oriente e que são escritas por orientais. “Nessa busca, encontrei exatamente o oposto. Nas obras de Soueif, as personagens não tem a visão estereotipada do orientalismo, o oriente não é visto como uma nação que não é capaz de se autogovernar, em que os sujeitos são ignorantes. Não há essa visão nas obras, muito pelo contrário, a autora vai mostrar todo progresso de um ‘terceiro mundo’ na luta do capitalismo do sistema global como um todo”, pontua a pesquisadora.

De acordo com a acadêmica, a relevância do estudo para a sociedade está na contribuição para o entendimento das relações culturais e o conhecimento do sentido nas humanidades. “É um projeto que proporciona o surgimento de interesse por outras leituras, críticas à escrita sobre o oriente e a reflexão de como a produção de sentido é compreendida politicamente e na literatura.”

A professora orientadora, Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves, destaca a pesquisa como inovadora: “é um trabalho inédito, sobre uma escritora desconhecida e que pode abrir portas para novas pesquisas e para o nosso programa de pós-graduação.”

 Contatos:
Stefane Soares Pereira (doutoranda)
stefane87@gmail.com

Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (orientadora – UFJF)
 abrg61@gmail.com

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFJF)
Prof. Dr. Gilvan Procópio Ribeiro (UFJF)
Prof. Dr. Anderson Martins Bastos (UFSJ)
Prof.Dr. Paulo Roberto de Souza Dutra (Stephen F. Austin State University)

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-Graduação em Letras: estudos literários