Com o objetivo de possibilitar ao estudante aliar o conhecimento produzido em sala de aula com intervenção na realidade social, professores e técnico-administrativos, com programas e projetos aprovados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançam editais para selecionar 665 bolsistas e 385 voluntários que atuarão em ações extensionistas entre julho de 2017 e junho de 2018. As áreas temáticas são as de Comunicação; Cultura; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; Saúde; Educação; Direitos Humanos e Trabalho, com ações desenvolvidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares (GV), por faculdades, institutos e Hospital Universitário (HU).

Os estudantes interessados devem procurar as  unidades acadêmicas, onde os coordenadores de programas e projetos disponibilizarão os editais constando das exigências para cada processo seletivo. Alguns coordenadores farão seleção até sexta-feira, dia 9, e outros até o final do mês de junho.

“Os estudantes, ao lado dos professores e técnicos, desenvolvem ações que produzem conhecimento vivo, socialmente necessário e direcionado para as comunidades em que a Universidade atua”

Estes editais compreendem ações de demanda espontânea (em que professores e técnico-administrativos puderam apresentar ações de extensão de  livre solicitação) e de demanda estimulada, que partiu do levantamento de necessidades sociais no entorno dos campi. O Programa Boa Vizinhança é um exemplo desta última modalidade, que atenderá Juiz de Fora e Governador Valadares. Para Juiz de Fora foram consultadas associação de moradores, escolas, instituições religiosas e culturais de 44 bairros no entorno da UFJF, no intuito de verificar as principais demandas e tentar atendê-las dentro das possibilidades da Universidade. Já o campus de GV, participará com o “Boa Vizinhança Rio Doce” em projetos que contemplam as comunidades que sofreram diretamente os impactos do rompimento da barragem de Mariana, em 2015.

“A UFJF tem um papel fundamental de trabalhar no campo dos direitos, oferecendo todo conhecimento técnico adquirido em direção aos interesses da comunidade. Esse processo se desenvolve de forma conjunta e horizontal”

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, os estudantes interessados devem ficar atentos às datas e, além disso, valorizar a importância social da participação nestes  programas e projetos. “Neste mês de junho, os estudantes têm oportunidade de pleitearem mais de mil vagas em projetos, dentre bolsistas e voluntários. Destaco a relevância do fato de servidores da Universidade apresentaram propostas com a compreensão de que a UFJF tem que executar ações que gerem impacto social e que podem contribuir para melhorar as condições de vida da comunidade na qual a instituição se insere. A Extensão é a possibilidade de o estudante aliar todo conhecimento adquirido à prática e, assim, retroalimentar o processo de conhecimento teórico.”

Os programas e projetos possibilitam aos estudantes o contato com as comunidades e atuarem junto às necessidades que a própria sociedade demanda, redirecionando sua formação profissional. “A UFJF tem um papel fundamental de trabalhar no campo dos direitos, oferecendo todo conhecimento técnico adquirido em direção aos interesses da comunidade e esse processo se dá de forma conjunta e horizontal. Com ações definidas, o estudante tem contato com a realidade social dos grupos junto aos quais vai trabalhar e outros questionamentos surgem, reelaborando as propostas iniciais”, conclui Ana Lívia.

Outras informações: (32) 2012-3971 Proex