A incubadora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  foi credenciada pela Samsung que, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), avaliou o órgão apto a convidar e orientar startups da região a participarem do Programa de Promoção da Economia Criativa.

O gerente de empreendedorismo do Critt, Leonardo Frossar, ressalta que, agora, o Centro “passa a integrar um time de 26 instituições que, na prática, serão intermediadoras entre o projeto e o empreendedor que pode, além de ter sua empresa  incubada aqui, receber um aporte para o desenvolvimento do projeto”.

A iniciativa, organizada pela Samsung e Anprotec, é consequência da colaboração, iniciada em 2015, entre as instituições e visa investir até R$ 250 mil em 20 startups brasileiras com perfis de áreas tecnológicas, segundo declaração do gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung, Antonio Marcon, ao portal Anprotec. Ainda contribuem a Associação e o Centro Sul-Coreano de Economia Criativa e Inovação (Ccei), com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Como funciona o programa

O Programa de Economia Criativa está em sua terceira rodada. O projeto se propõe a identificar, selecionar e oferecer suporte a empreendimentos inovadores nas áreas de Mobilidade, Realidade Virtual, Saúde Digital, Educação Digital e Agricultura Digital, entre outras. Para isso, disponibiliza, além do apoio financeiro, o acesso a tecnologias e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, visando sofisticar a tecnologia e visão de mercado das empresas selecionadas.

É exatamente neste ponto que o trabalho do Critt faz a diferença, pois, para se inscrever no programa, a startup deve escolher entre as 26 incubadoras e aceleradoras aprovadas no Programa para desenvolver seus projetos. “Essa é uma grande oportunidade de nossa região mostrar o potencial econômico e tecnológico que Juiz de Fora representa”, ressalta Frossard.

De acordo com a Anprotec, para participar as empresas interessadas devem apresentar seus projetos de produtos ou serviços em umas ou mais áreas de interesse do programa. O prazo para envio vai até 20 de agosto, e as propostas serão analisadas por uma banca especializada, formada por comitês de executivos da Samsung, da Anprotec, da Embrapa e da rede de incubadoras credenciadas.

Inscreva-se aqui

Saiba como proceder para incubar sua empresa no Critt