O fenômeno da Social TV motivou a acadêmica Daiana Maria Veiga Sigiliano a desenvolver a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. A Social TV  ocorre a partir do compartilhamento de conteúdos produzidos por meio das redes sociais e dos aplicativos manuseados nas telas de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones, simultaneamente à exibição da grade de programação televisiva.

Para refletir sobre o fenômeno e como ele reforça o conceito de laço social, do pesquisador Dominique Wolton, a mestranda analisou os conteúdos postados no Twitter durante a exibição da décima temporada da série estadunidense The X-Files.

Para realizar a pesquisa, Daiana Sigliliano conta que foi necessário um amplo levantamento bibliográfico sobre a Social TV, abrangendo não só a área da comunicação, mas também da engenharia e da matemática. “Estudamos a estética das narrativas ficcionais seriadas contemporâneas e propomos uma metodologia de análise dos conteúdos que foram compartilhados pelos telespectadores na segunda tela.”

A partir da análise de 33.463 mil tweets postados durante a exibição da décima temporada de The X-Files, a acadêmica fala sobre os resultados obtidos. “Concluímos que mesmo se configurando no ciberespaço, a Social TV é norteada por aspectos que sempre estiveram presentes no âmbito da TV, como a conversação, a experiência coletiva e o laço social. Nesse sentido, a hibridização do fenômeno não só resgata hábitos que estão fragilizados por conta da fragmentação da audiência e da popularização dos serviços de conteúdo on demand, mas ressignifica a própria experiência televisiva.”

De acordo com a pesquisadora, a dissertação contribui para a discussão sobre uma nova forma de atuação da televisão, em que os telespectadores compartilham suas impressões na segunda tela de maneira síncrona à exibição da programação. “Nesse sentido, a Social TV representa um espectro de possibilidades, participação e engajamento dos telespectadores. O encontro da televisão com a social mídia modifica as métricas da audiência, o nível de participação do público, as narrativas, e, principalmente, inaugura uma nova experiência televisiva.”

A professora orientadora, Gabriela Borges Martins Caravela, reforça ainda a relevância que o tema traz para a academia. “A importância das pesquisas desenvolvidas aqui no PPGCOM, no âmbito do Observatório da Qualidade no Audiovisual, é pensar como essas novas formas de expressão estão sendo construídas com o intuito de gerar engajamento e participação do espectador.”

Contatos:
Daiana Maria Veiga Sigliliano (mestranda)
daianasigliliano@gmail.com

Profª. Drª. Gabriela Borges Martins Caravela (orientada)
gabriela.borges@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Gabriela Borges Martins Caravela (UFJF)
Profª. Drª. Soraya Maria Ferreira Vieira (UFJF)
Profª. Drª. Yvana Carla Fechine de Brito (UFPE)
Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Junior (UAM)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação