Estão abertas as inscrições para a 5ª Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pela primeira vez, serão publicados como artigos acadêmicos os textos completos das apresentações feitas nos Grupos de Trabalho. O encontro procura criar um espaço de partilha de experiências e trabalhos científicos ao destacar tanto a produção de estudantes da graduação, quanto da pós-graduação. A submissão de resumos pode ser feita até o próximo dia 18. O período para envio dos trabalhos completos será do dia 4 de julho a 6 de agosto. O evento acontecerá de 12 a 15 de setembro no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Todos os artigos apresentados e enviados conforme as normas comuns da Jornada serão disponibilizados nas próximas edições da CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais. Os grupos de trabalho de pesquisas pós-graduadas darão origem a dossiês e a edições especiais. Em iniciativa de apoio à iniciação científica, a revista publicará um número especial dedicado aos artigos dos graduandos e graduados que tiverem as comunicações aceitas.

Abordando o tema “Forma Reforma Deforma” o objetivo do evento este ano é discutir assuntos mais específicos, tais como no que a reforma política pode interferir nas Ciências Sociais e os efeitos da reforma da previdência a longo prazo. A discussão sobre democracia também estará em pauta. “O tema deste ano foi escolhido por toda a organização. É importante falar sobre como esses tipos de reformas constatam o que vemos, historicamente, no Brasil: instabilidade democrática”, avalia uma das organizadoras do evento e aluna do nono período de Ciências Sociais da UFJF Caroline Mendonça. Ela ressalta, ainda, o papel da discussão participativa e inclusiva. “Toda reforma pretendida deve ser baseada em debate teórico qualificado e deve levar em conta as diversidades e as desigualdades do nosso país.”

No primeiro dia do evento haverá conferência de abertura, com tema a definir. A partir do segundo dia do encontro as manhãs serão marcadas por minicursos, das 9h às 12h. Durante a tarde, haverá Grupos de Trabalho com eixos temáticos. No período da noite, os participantes conferem mesas de debates a partir das 19h30.

Outras informações: V Jornada de Ciências Sociais da UFJF