“Os rumos do Direito contemporâneo” é o tema central da II Semana Jurídica, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizado pelo Diretório Acadêmico Benjamin Colucci (Dabc), o evento vai até a próxima sexta-feira, dia 9. Serão ministradas palestras – sempre das 14h às 21h, no auditório da faculdade, no segundo andar -, sobre Direito Ambiental e mineradoras; laicidade e política; importância da pesquisa e da extensão na produção do conhecimento; o Direito na vida das pessoas trans; Direito Internacional e imigração; Direito e cinema; crise na democracia; e possíveis consequências da legalização do aborto para o sistema jurídico e para a sociedade.

“Buscamos abordar temas pouco debatidos ou esquecidos na grade curricular do curso de Direito, especialmente os relacionados às minorias. São assuntos que estão no nosso cotidiano e precisam ser debatidos”,  explica o integrante do Dabc e estudante do terceiro período do curso, Nathan Paschoalini. “Sempre convidamos também professores e pesquisadores de outras instituições, para enriquecer o debate”, acrescenta o coordenador de Eventos do Dabc e estudante do terceiro período, Valdemir Souto.

Dentre os palestrantes estão Raphael Vasconcelos (UFRRJ); Fábio Leite (PUC-RJ); e Joana Machado(UFJF), além de advogados e integrantes de movimentos sociais. A II Semana Jurídica também vai oferecer um minicurso de Oratória, que será ministrado pela professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, Márcia Falabella, nesta terça-feira, 6, das 14h às 17h. Serão emitidos certificados para quem comparecer a, no mínimo, 50% das atividades.

As inscrições, abertas ao público em geral, podem ser realizadas presencialmente antes do início do evento.  Os não cotistas devem pagar taxa de R$ 25,  já cotistas de renda e beneficiários de apoio estudantil ou de outros programas sociais pagam R$ 15. Os valores podem ser pagos na hora ou depositados no Banco do Brasil, na conta corrente do Diretório Acadêmico Benjamin Colucci, número 2244-6, agência 2995-5, CNPJ: 02411385000108; e o comprovante encaminhado para o e-mail  semanajuridica.dabc@gmail.com.

Confira a programação completa

Efetue aqui a sua inscrição

Outras informações:

II Semana Jurídica no Facebook