DOmingo_no_Campus_04062017_foto_Victor_marcelino_UFJF__

Trio criativo: Israel Pereira, ao centro, trouxe os primos para aproveitarem as brincadeiras do dia (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu neste domingo, 4, mais uma edição do Domingo no Campus, sob o tema Meio Ambiente. O evento contou com atividades para todas as faixas etárias, como oficinas, jogos, contação de história e música.

Uma das novidades desta edição, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda, 5, foram as rodas de conversa, exposição de esqueletos de animais, oficina com o grupo LixArte sobre reciclagem como forma de arte e distribuição de mudas no jardim sensorial, em parceria com o evento Manhã Ambiental.

“Criança aprende desde cedo. Então, envolvê-las nesse meio o quanto antes é melhor. É a primeira vez que venho, trouxe minha filha, e gostei muito da diversidade de atividades”, destacou a advogada Vânia Mota, moradora do bairro Grama e mãe da Isabela, de 7 anos.

Atrações e interação com a comunidade

Domingo_no_campus_04062017_foto_Victor_Marcelino_UFJF___

Em cada canto da Praça Cívica, são disponibilizados brinquedos para várias faixas etárias (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

As atividades começaram, às 9h, com o DJ Pedro Paiva, do coletivo “Vinil é Arte”, e com aulas de yoga. Ao  mesmo tempo, crianças e adultos puderam se divertir com futebol de botão e de prego, bete, corda, bambolê, amarelinha, oficina de bordado e atividades manuais.

O adolescente Israel Pereira, de 13 anos, morador do bairro Dom Bosco, ficou até o final para aproveitar o máximo que pôde. “O que mais gosto é trazer meus primos para a Universidade, para eles poderem brincar e se divertir. Além disso, posso me divertir.” Israel afirmou ainda que, na Universidade, ele tem espaço para brincar, o que falta no seu bairro. “O que levo da UFJF é diversão.”

Moradora do Bairro São Pedro, Tânia Rodrigues trouxe sua neta, Ana Clara, de 9 anos. Sempre quando há o Domingo no Campus ela tenta vir. “É muito bom porque é a única forma de lazer para as crianças aqui, na redondeza. Assim elas aprendem outras atividades, sem contar a interação com outras crianças. Isso aqui nunca podia acabar.”

Outra atividade presente durante todo o evento foi a instrução de crianças e adultos sobre cuidados com higiene bucal, por meio do projeto Pró-Saúde: Educação em Saúde Bucal. “Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o projeto, pois têm uns brinquedinhos ali, e eles nos ensinam como escovar os dentes, não que a gente não faça isso em casa. Mas ter um profissional, que entende do assunto, ajuda muito.”

Quem vai ganhar?! Futebol de botão e de prego para se divertir no campus (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

Quem também marcou presença, nesta edição, foram Nilcéia Braga e Paula Grazinoli, com contação de histórias, e Tânia Bicalho, com a MPN (Música Popular Nutritiva),  que ainda teve a participação do palhaço Trombetinha para animar a criançada.

“É um momento em que podemos estar com a família. São atividades muito legais, que integram família e sociedade”, ressaltou o nutricionista Arnaldo Pinheiro, com o filho, João, de 3 anos. Para o profissional, a apropriação dos espaços públicos é uma forma de trazer a comunidade para boas ações. Para finalizar esta edição do Domingo no Campus, o coletivo Hiphopologia apresentou um sarau.

As fotos e os vídeos deste Domingo podem ser acessados na página oficial do evento no Facebook. O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão (PT).