A acadêmica Sara Gonçalves de Mendonça Uchôa pesquisou em sua dissertação de mestrado de que forma ocorre a produção colaborativa na televisão, a partir do estudo de caso do programa “Ponto Brasil”, exibido em 2009. O objeto de análise trata-se de uma coprodução entre a TV Brasil e a Secretaria de Programas e Projetos Culturais (MinC). A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no dia 29 de maio.

Sara explica que foi motivada “mais especificamente pela metodologia desenvolvida no contexto do programa e pela exploração das possibilidades e limites da produção colaborativa na televisão, que chamo de stricto sensu”. Além disso, ela destaca que o programa “Ponto Brasil” é relevante tanto pelo método desenvolvido, quanto pelo contexto político em que foi criado, durante o governo Lula nas gestões em que Gilberto Gil e Juca Ferreira estavam à frente do Ministério da Cultura.

“O programa é norteado por uma política de descentralização da produção, introduzindo aspectos novos da relação com a televisão pública, como o modo colaborativo de produção. Mais do que propriamente o resultado gerado pelos 14 episódios temáticos de 26 minutos cada, a pesquisa está interessada em investigar o programa como experiência pioneira no Brasil”, aponta a professora orientadora da dissertação, Karla Holanda de Araújo.

Sara explica que o trabalho apresenta dois eixos principais: “no primeiro, introduzimos nosso estudo de caso focando em delimitar as questões fundamentais que dão corpo ao projeto do programa, tanto as características imediatas quanto as políticas culturais em voga na época. O segundo eixo diz respeito às discussões sobre televisão e à produção colaborativa neste meio.” A partir da pesquisa, foi possível visualizar as possibilidades, características e objetivos da produção colaborativa na televisão.

Frente ao atual momento político vivenciado no país, a professora Karla defende a relevância da pesquisa desenvolvida. “Podemos dizer que já é um documento importante de uma época em que o país tinha um projeto ideológico que era amadurecido e formatado junto com a sociedade. Um projeto cultural que evitava decisões de cima para baixo e buscava descentralizar as decisões e as produções, com o objetivo de explicitar diferentes culturas e maneiras de pensar.”

Contatos:
Sara Gonçalves de Mendonça Uchôa (mestranda)
saraguchoa@gmail.com

Karla Holanda de Araújo (Orientadora – UFJF)
holanda.k@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dra. Karla Holanda de Araújo (orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Gabriela Martins Caravela (UFJF)
Prof. Dra. Denise Tavares da Silva (UFF)

Outras informações: (32) 2102 – 3362 – Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens