abertura universitarius atletica ice - 2jun2017

Mascote da Atlética do Instituto de Ciências Exatas também entrou na volta olímpica de abertura (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Empolgados, estudantes universitários de Juiz de Fora deram início oficialmente, na noite desta sexta-feira, 2,  à competição esportiva Universitarius, que reúne 22 atléticas de instituições de ensino superior da cidade.

A cerimônia de abertura ocorreu na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid) – palco das disputas desta edição -, com a participação de todas as agremiações esportivas do torneio.

As equipes se apresentaram em uma volta olímpica, com suas fanfarras e mascotes, e juraram respeitar o regulamento do torneio. Na cerimônia, ainda foram entregues medalhas às três equipes de futebol de campo, disputado entre os dias 20 e 27 de maio. A faculdade Suprema foi a campeã, o Granbery ficou em segundo lugar, e a Doctum completou o pódio.

A importância do Universitarius foi reforçada pelo organizador do evento, Basileu Filho, e pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFJF (DCE), Arthur Avelar. “A competição é um lembrete de que a experiência acadêmica é muito mais que a sala de aula.”

A estudante da Faculdade de Fisioterapia da UFJF Lívia Godinho destaca que os jogos aumentam a empolgação pelo próprio curso. “Torcer pelos nossos colegas, que representam a nossa faculdade, é muito divertido. Fazemos novas amizades também, pois, quando nosso time não está em quadra, torcemos por outros que cursam áreas afins.”

Vôlei, handebol e tênis

Volei_nutricao_na_abertura_universitarius_2jun2017_foto_Fayne_Ferrari_UFJF

Na primeira partida de vôlei, Nutrição da UFJF jogou contra a Universo (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Para completar a noite, logo após a cerimônia, os cursos de Nutrição da UFJF e a Universo disputaram vôlei feminino no ginásio da Faefid. Estes sábado e domingo terão mais partidas de vôlei, handebol e tênis individual, nas duas modalidades, feminina e masculina.

As tabelas com horários e informações dos jogos estão disponíveis na página do Universitarius, no Facebook, e das próprias atléticas.

Veja fotos da cerimônia na página da UFJF no Facebook.

Solidariedade e novo formato
Além do futebol de campo, já começou a Gincana Solidária, uma das novidades do evento, que visa despertar nos atletas o espírito de solidariedade e colaboração. “Queremos mostrar para os participantes que o desporto universitário não se restringe à torcida, à atuação em quadra e às fanfarras, mas também deve se mobilizar e ajudar o próximo”, afirmou Basileu.

As atléticas deverão arrecadar donativos específicos a cada mês de competição. Os itens serão entregues a instituições beneficentes juiz-foranas. Em maio, foram recolhidos produtos de higiene pessoal e limpeza. O curso de Medicina Veterinária da UFJF assumiu a dianteira na gincana. Em junho, o foco são agasalhos. E, em julho, alimentos não perecíveis.

Neste ano, o Universitarius está com formato diferente, estendendo-se até novembro, com disputas em apenas um fim de semana por mês. Antes a competição era mais curta. A alteração no cronograma  foi feita para reduzir o cansaço dos atletas que participam da competição e facilitar para aqueles que fazem cursos noturnos. “O objetivo do Universitarius é incentivar o desporto universitário da cidade. A realização em etapas possibilita a prática e o treino esportivo durante todo o ano”, explica Basileu.

Outras informações: página do Universitarius no Facebook