(Foto: Alexandre Dornelas)

Ana Luiza Mazzani falou sobre ecoeficiência no processo produtivo e utilização de matérias primas e insumos menos poluentes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“O mundo é suficientemente grande para satisfazer às necessidades de todos, mas será sempre demasiado pequeno para a avareza de alguns”. Com a citação de Gandhi, a engenheira química e conselheira titular do Conselho Regional de Química (CRQ), Ana Luiza Mazzani, iniciou sua palestra na abertura da VII Semana do Meio Ambiente, nesta sextas-feira, 2, na Faculdade de Engenharia. O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Ana Luiza abordou que o licenciamento na área ambiental visa uma produção mais limpa, a partir da utilização de matérias primas e insumos menos poluentes e, consequentemente, uma diminuição na produção de resíduos, referida por ela como uma ecoeficiência no processo produtivo. A engenheira química afirmou que a grande dificuldade a respeito do tema é conseguir se atualizar frente às várias mudanças na legislação sobre o Meio Ambiente.

Sobre levar a experiência da vida prática para os alunos ainda na graduação, Ana diz ser fundamental. “A importância é enorme. Muitas vezes quando o curso é dado apenas só com base na experiência teórica, falta essa avaliação crítica aos instrumentos.”

Ana Carolina Vecchio, integrante da organização do evento, também falou sobre a importância do evento para a Universidade, “A maioria das universidades do Brasil são voltadas para a área acadêmica, a gente estuda muito e tem contato com a parte teórica; e eventos como esse possibilitam ao aluno vivenciar e aprender muito com pessoas que estão trabalhando na prática”.

A abertura oficial teve a presença do diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, do diretor da Mináguas Tecnologia Ambiental, Júlio César Pereira Reis, do presidente do CRQ, Wagner José Pederzoli, do coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária,, Otávio Eurico de Aquino Branco, e da coordenadora do GET ESA, Maria Helena Rodrigues Gomes.