O consagrado grupo de teatro de bonecos Giramundo apresenta o espetáculo “Pedro e o Lobo”, no Cine-Theatro Central, junto com a Orquestra Jovem Inhotim, neste sábado, dia 3, às 16h. A peça é baseada na obra homônima do maestro russo Sergei Prokofiev, e narra a história de Pedro e seus amigos, que, ao contrariar os conselhos de seu avô, se deparam com um lobo feroz na floresta.

Na história, o pequeno Pedro resolve enfrentar um lobo, com a ajuda de alguns animais que eram seus amigos.  A orquestra jovem, composta por cordas, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trombone, trompas, tímpanos e percussão, coloca-se em cena apresentando um som para cada personagem, a fim de identificá-los sonoramente.

“Pedro e o Lobo” é apresentada pelo Giramundo desde 1993, sendo a peça mais encenada pelo grupo em sua trajetória. Nesta temporada, pela primeira vez o espetáculo é apresentado junto com a Orquestra Jovem Inhotim. Regida pelo maestro César Timóteo, é formada por jovens e crianças prioritariamente estudantes da rede pública e residentes do município de Brumadinho (MG), onde recebem aulas de música no Instituto Inhotim. Juntos, o Giramundo e a Orquestra narram a aventura do menino de forma lúdica e interdisciplinar, possibilitando aos espectadores o contato com um projeto de artes integradas, que estimula a transformação cultural.

A estrutura cenográfica de “Pedro e o Lobo” é simples, composta por um quadro negro ao fundo, destacando as marionetes postas em cena. Fundado pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu, em Belo Horizonte, o grupo de teatro está em atividade desde 1970. Desde então, já apresentou 34 peças infantis, resultando num acervo de 1.500 bonecos e objetos cenográficos.

Hoje, o Giramundo, além de ter se consolidado como grupo teatral, também possui Escola e Estúdio de Animação, transformado assim em um centro de referência, com núcleo multimídia experimentador de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura de teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas constitui atualmente o trabalho do grupo.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)