O “1º Dia do Bem-estar”, voltado para estudantes de Medicina, será realizado no próximo dia 6, na Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, organizado pela Famed em parceria com o Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (Nape), ocorrerá entre 10h e 15h, no primeiro andar da faculdade. Os professores foram orientados a liberar os alunos das aulas, para que todos possam participar. Segundo a organização, a demanda surgiu por conta de pesquisas que apontam altos níveis de ansiedade e estresse entre os alunos, além de outros sintomas.

O evento contará com rodas de conversa; música; mindfulness; caminhada; atividade física; lanche comunitário; filme; e pipoca, visando a descontração dos alunos. A organização incentiva os estudantes a irem de roupas confortáveis, a levarem instrumentos musicais e o próprio almoço, para a realização de uma refeição conjunta.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina, Ivana Lúcia, a ideia de realizar o evento ocorreu em função da preocupação com a saúde dos alunos: “Surgiu a partir da necessidade de cuidar dos estudantes no quesito saúde mental e emocional, uma vez que o Nape da Famed pesquisa o assunto, e os primeiros dados da pesquisa são preocupantes. Altos níveis de estresse, ansiedade e sintomas de depressão nos estudantes.”

A preocupação com a saúde, sobretudo mental, dos estudantes de Medicina não é uma exclusividade da UFJF. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) se mobilizou no mês de abril por conta de uma onda de tentativas de suicídios que atingiu seis alunos. Na ocasião, uma reportagem daFolha de S.Paulo” apurou que alguns dos principais motivos alegados pelos estudantes eram justamente as pressões sofridas e a alta carga horária do curso.

Ivana indica que os sintomas variam de acordo com o período do curso no qual o aluno se encontra, mas que os problemas são elevados em todas as instâncias: “Essas informações  corroboram com as de outros lugares do mundo em relação aos estudantes de Medicina. Com a divulgação dos primeiros dados, o assunto se tornou mais publicitado entre nossos estudantes, o que fez aumentar a demanda na procura por ajuda psicológica e psiquiátrica, ajudando a desmistificar o receio de se dizer ‘não estou bem!’”

Segundo a coordenadora, a iniciativa foi bem recebida, apesar dos receios por conta das alterações na grade. “Muitos alunos já se manifestaram felizes com a ação e nossa preocupação com a saúde deles. Os docentes receberam bem a atividade, embora alguns mostrassem preocupação com a suspensão de aulas no horário. Curso de grade cheia e pesada, evidentemente, são motivos do adoecimento deles.”

Além da realização do “1º Dia Do Bem Estar”, outras iniciativas, visando a saúde dos estudantes da Famed vem sendo desenvolvidas: “Aprovamos um projeto de extensão para cuidar da promoção do bem-estar deles, o Beem (Bem-estar dos estudantes de Medicina), e iniciaremos com o I Dia Do Bem Estar. As atividades do Beem serão mantidas com uma frequência ainda a ser definida. As sessões de mindfulness serão semanais.” Para a organização, trata-se de “uma excelente oportunidade para conhecermos outras pessoas, compartilharmos nossos sentimentos e participarmos de momentos de descontração.”

Outras informações: (32) 2102-6851  (Faculdade de Medicina-UFJF)