Com o objetivo de promover a reflexão sobre a formação dos docentes e as interações e experiências vivenciadas no cotidiano, o Núcleo FALE (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino), da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o IV Colóquio de letramentos, linguagem e ensino. O evento é direcionado para professores de Línguas, tanto português, quanto estrangeiras, docentes do ensino Infantil e do Fundamental I, além de pesquisadores. Aproximadamente  300 participantes já confirmaram inscrição.

Realizado a cada dois anos, o Colóquio apresentará sua quarta edição nos dias 7, 8 e 9. Com o tema central “Formação e trabalho docente”, os minicursos e conferências acontecerão no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, e contarão com a presença de professores e pesquisadores de renome nacional e internacional.

Entre os  convidados para ministrarem os minicursos e presidirem as palestras estão a Dra. Bernardete Gatti (FCC); o Dr. Clecio Bunzen (UFPE); a Dra. Eulália Leurquin (UFC); a Dra. Maria Assunção Calderano (UFJF) e a Dra. Vera Cristóvão (UEL). Além dos cursos e das mesas, haverá a apresentação de resultados de pesquisas científicas e de relatos de experiências de docentes participantes do Colóquio, nos quais serão apresentadas atividades e métodos pedagógicos postos em prática por eles.

Segundo a organizadora do Colóquio, a professora do Departamento de Educação da Faced,  Dra. Andreia Rezende Garcia Reis, “com a atual conjuntura, o Núcleo FALE percebeu a necessidade de discutir  como a formação acadêmica contribui para a prática laboral do professor e a importância de se ter um profissional qualificado auxiliando os alunos em seu aprendizado e letramento.”  Na última edição, realizada em 2015, foi abordada a temática “Letramentos e práticas de ensino”.

Outras informações: (32) 2102-3664