O reitor Marcus

O reitor Marcus Vinicius David abriu o seminário, ocorrido no Instituto de Ciências Humanas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Seminário de Integração “Fora de Casa” foi iniciado na manhã de hoje, dia 30, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e terá continuidade à tarde, às 15h, no mesmo local. O objetivo da atividade é debater e buscar alternativas para as dificuldades enfrentadas por alunas e alunos que, ao ingressarem na UFJF, precisaram afastar-se da cidade natal e da família. Atualmente 52% dos estudantes de graduação matriculados na Universidade são de outros municípios.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), reuniu integrantes da Administração Superior, pedagogas e psicólogas da instituição, representação discente e estudantes dos cursos de graduação.

“Eu me vi completamente sem lugar quando comecei a estudar na UFJF. Não tinha mais um lar, tinha problemas na república na qual morava, não tinha amigos aqui. Também estava distante do meu namorado. Cheguei, inclusive, a ter problemas de saúde e baixo rendimento na faculdade. Hoje superei essas dificuldades e falta pouco para eu me formar em Engenharia Civil. Percebo como a UFJF expandiu meus horizontes. Mas o início foi muito difícil, quando deixei a minha cidade, Ipatinga, e me mudei para Juiz de Fora, para estudar”, contou a estudante e integrante do Diretório Central dos Estudantes, Isabela de Freitas.

O reitor Marcus David enfatizou a intenção desta Administração Superior da UFJF de criar condições para que dificuldades como as de Isabela e outros alunos sejam atenuadas. “Relatos como o da Isabela nos sensibilizam. Desde a nossa campanha estamos atentos aos depoimentos sobre os obstáculos vivenciados por estudantes que estão fora de suas cidades e longe de suas famílias, assumindo a cada dia novas responsabilidades. É preciso que vocês tenham plena convicção de que a UFJF valoriza e muito a escolha de vocês em vir estudar aqui. O Programa ‘Fora de Casa’ é muito importante e seu êxito está no fato de a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis manter permanente diálogo com os discentes e, além disso, abrir espaço para os técnico-administrativos do setor, especialmente assistentes sociais e psicólogos e pedagogos, atuarem nessa atividade.”

O Pró-Reitor de Assistência Estudantil (Proae), Marcos Freitas, destacou que as questões abordadas no Seminário surgiram num fórum de debates organizado pelo setor. “O evento foi elaborado a partir da fala dos estudantes. Criamos um fórum paritário na Proae, para que pudéssemos ouvi-los. Essa é a consolidação de um projeto. O Programa ‘Fora de Casa’ incluiu, além deste seminário, os eixos: Roda Viva, no qual pretendemos reunir informações que facilitem a chegada de novos estudantes, como vagas em repúblicas por exemplo; Grupo Fora de Casa, no qual são prestados atendimentos psicológico e pedagógico, são tratadas questões como ansiedades e  adaptações; e Oficinas Pedagógicas, nas quais pedagogas auxiliam os discentes a usar melhor o próprio tempo”.

Após o Seminário, a Proae coordenou visita dos estudantes às futuras instalações do Centro de Ciências, no Campus.

Ninguém precisa sofrer sozinho

A UFJF se interessa em ouvir seus alunos, seja por projetos como o Fora de Casa, por meio do serviço de atendimento da Proae ou mesmo através da Ouvidoria. Além dos pais, familiares e amigos, a Universidade é uma aliada no enfrentamento de problemas psicológicos, pedagógicos e até financeiros.

O estudante que sentir-se desamparado emocionalmente, pouco adaptado ao novo ambiente ou com dificuldade em relação aos estudos deve procurar os canais de atendimento disponíveis:

Atendimento psicológico

Presencialmente, na Proae, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

E-mail: psicologia.proae@ufjf.edu.br / Telefone: (32) 2102-3887

Atendimento pedagógico

Presencialmente, na Proae, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h

E-mail: pedagogico.proae@ufjf.edu.br / Telefone: 2102-3886

Ouvidoria especializada em Ações Afirmativas

Email: ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.edu.br

Horário: de segunda a sexta das 8h às 12h, das 14h às 18h

Programa Fora de Casa: alunos apontam principais desafios em uma nova cidade.

Assista ao vídeo do Seminário: