(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Vanessa Moraes, 20 anos, se inscreveu para Direito, mesmo curso que já faz em outra instituição (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Termina nesta quarta, 31, o período de inscrições para vagas ociosas com ingresso no segundo semestre de 2017.  Candidatos à reinscrição em cursos da UFJF, à mudança de curso no mesmo campus e entre campi, graduados da Universidade, candidatos à transferência para mesma área de outra instituição de ensino superior e graduados em geral podem se inscrever em dois editais: um destinado a 141 vagas a diversos cursos da instituição no campus de Juiz de Fora e mais 42 no de Governador Valadares, e outro específico, com 50 vagas para licenciatura em Ciência da Religião.

Para a opção de licenciatura, o candidato precisa ser graduado com diploma reconhecido em qualquer outro curso. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Central de Atendimento, das 9h às 20h no campus JF, e das 8h às 17h no campus GV.

Informações como a documentação necessária para o momento da inscrição e os cursos disponíveis podem ser acessadas no Edital 03/2017. O coordenador da Central de Atendimento de Juiz de Fora, Helder Dalamura, chama atenção para o fato de que os excedentes dos últimos processos seletivos Pism e Sisu têm um cronograma de matrícula próprio, disponível na página do Cdara.

Aluna de outra instituição de ensino, Vanessa Moraes, 20 anos, se inscreveu para uma vaga em Direito, mesmo curso que já faz. Segundo ela, Direito sempre foi sua primeira opção. “Pretendo ser promotora e ajudar os que não podem pagar por uma representação. Minha mãe trabalha em uma ONG que cuida de idosos e desde cedo eu desenvolvi essa atenção a grupos pouco visados. Cursar Direito vem dessa vontade de ajudar as pessoas”, explica.

Anita Curzi também almeja a graduação em Direito, mas seu caso é um tanto diferente. A candidata de 68 anos se formou em Serviço Social na UFJF nos anos de 1970 e se surpreende com a Universidade hoje, estruturada de forma bem diferente da que conhecia. Anita vê o possível reingresso como uma forma de terapia, já que não sente mais tantas cobranças por parte da sociedade.

“O que tenho visto é que temos poucos profissionais competentes em atuação. O Direito Cível, que mais me interessa, tem sido muito mal interpretado e estudado. Os profissionais parecem ter perdido o interesse em exercer a profissão com ética, e agora são movidos a ganância”, analisa.

(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Graduado em Administração Pública e com MBA em Administração Hospitalar, Flávio Dias, 45 anos, agora tenta uma vaga em Ciência da Religião (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A área da Ciência da Religião sempre despertou interesse em Flávio Dias da Cruz, 45 anos. Antes de se graduar em Administração Pública e fazer MBA em Administração Hospitalar, ele cursou dois períodos de Teologia. Hoje, aposentado, viu a oportunidade de ingressar na licenciatura como uma maneira de entender e se aproximar das questões relacionadas à religião, que, segundo ele, estão esquecidas pela maioria.

“Embora o sistema atual no Brasil e a própria cultura não contribuam, eu pretendo dar aulas. Acredito que nós precisamos nos aproximar mais das questões religiosas. Vejo um afastamento muito grande das pessoas em relação aos conceitos básicos que as religiões oferecem e acho preocupante. Meu objetivo é levar um pouco desse conhecimento às pessoas.”

As inscrições para as vagas ociosas estão sendo realizadas nas Centrais de Atendimento dos dois campi, e não é necessário fazer a inscrição no campus para onde o candidato deseja o ingresso.

Outras informações:
Central de Atendimento – 2102-3911  
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)