(Foto: Caique Cahon)

Já são mais de 500 inscritos para cursos em áreas como neurociências, marketing básico, história das religiões afro-brasileiras e português para estrangeiros, entre outros (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Termina nesta quinta-feira, dia 1º, o prazo para as inscrições no programa “Global July”, coordenado para a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF). O programa, que já soma mais de 500 inscritos, reúne cursos ministrados em várias línguas e é voltado para estudantes estrangeiros e alunos da UFJF.

Professores da Universidade e convidados de outros países são os responsáveis pelos cursos, oferecidos em quatro línguas: português, inglês, espanhol e francês. A carga horária dos módulos varia entre quatro e 60 horas.

Estão disponibilizados 27 cursos em diversas áreas do conhecimento, dentre eles: Neurociências: Teoria e Aplicações (em inglês); Marketing Básico (em inglês); História das Religiões Afro-brasileiras (em inglês); Ética, Política e Questão Social na América Latina (em espanhol) e Português para Estrangeiros (inglês e português).

A programação completa pode ser conferida no site do evento e as inscrições devem ser feitas através do formulário.

Noções básicas sobre Marketing
O professor da faculdade de Administração da UFJF, Danilo de Oliveira Sampaio, ministra o curso “Basic Marketing” e vai levar para os alunos noções básicas de marketing aplicado às organizações. Para contextualizar o assunto, o professor se utiliza de exemplos reais de empresas. “O curso é voltado para todos os alunos de quaisquer cursos, porque a disciplina é considerada estratégica e pode ser aplicada em todas as áreas – humanas, exatas e saúde”.

O curso é todo em inglês. Segundo Sampaio, sua experiência na língua é vivenciada diariamente nos grupos de pesquisa que participa, onde tem muito contato com pessoas de diversos países. “O Global July é uma forma de globalizar o idioma, o aluno daqui pode aprender o inglês e o estudante estrangeiro vai ter contato com o português”, explica. Dessa forma é possível disseminar a língua portuguesa e inserir o idioma no grupo global.

Bens Culturais e as Relações Internacionais
Dividido em quatro encontros, o curso “Bienes culturales y las relaciones internacionales: patrimonio como un espejo de soft power”, é ministrado pelo professor da Faculdade de História da UFJF, Rodrigo Christofeletti.

No primeiro encontro, ele trabalha o “soft power”, ou seja, a força de alguns países frente os demais a partir das suas culturas e poder de persuasão. No segundo dia, aborda o Brasil diante do mundo, seguido pela discussão sobre América Latina e África e, no terceiro dia, a relação de Oriente Médio e Europa.

Para aproximar os alunos do tema, o professor apresenta vários vídeos institucionais e peças publicitárias, o que, acredita, ser um diferencial do curso, uma proposta que propicia que os estudantes possam interagir diretamente com o áudio visual. Por ser um curto espaço de tempo, Christofeletti afirma ser um olhar bem específico sobre a questão do “soft power” em cada parte do mundo.

Essa é a primeira vez que Rodrigo ministra um curso na língua espanhola. “Aqui na universidade a gente pode perceber a presença muito forte de alunos africanos e latinos, então acredito que vai ser bem relevante para eles”, diz.