workshop Mariana salimeni

Mariana Salimena vai desenvolver um jogo de corrida com os participantes nesta quinta-feira (foto: Alexandre Dornelas /UFJF)

A 3ª Semana Aspecto – Composto E.U. Elemento Único recebeu nesta quarta-feira, 24, o workshop “Processo Produtivo de Games”. A iniciativa abordou o processo de produção de jogos, sobretudo para os que estão ingressando na área. A atividade contou com Mariana Salimena, desenvolvedora que trabalha para o Studio Nebulosa.

 Neste primeiro dia de workshop, uma visão inicial sobre as fases envolvidas na produção de games foi a principal abordagem, passando por momentos, como os protótipos, a mecânica e o design. Além disso, tutoriais, podcasts e canais de vídeo que apresentam a elaboração de jogos foram recomendados aos interessados, oferta que, segundo Mariana, é uma das grandes facilidades que os desenvolvedores em começo de carreira encontram hoje em dia. A plataforma Unrealy 4 é uma das destacadas pela expositora, já que possui uma interface “muito amigável”, ao mesmo tempo em que é utilizada para produções mais complexas.

 Nesta quinta-feira, entre as 9h e às 12h o workshop terá a sua fase prática. Os participantes vão trabalhar no desenvolvimento de um jogo de corrida. Não é necessário ter ido ao primeiro dia de evento para participar da segunda fase, e o valor da inscrição é de R$ 20. Para a desenvolvedora, entender os elementos que compõem a produção é muito importante para os interessados no ramo: “Fazer jogos é muito diferente de jogar, o que é muito divertido, mas é só a fase de consumo. Por isso, eu recomendo começar a entender todos os pontos envolvidos na produção.”

 O Studio Nebulosa, do qual Mariana é uma das fundadoras, lançou no ano passado o game Super Impeachment Rampage que, diante do cenário de instabilidade política do Brasil, ganhou grande repercussão, justamente por abordar a temática. Segundo a desenvolvedora, uma nova versão do jogo será lançada em breve, já atualizada com os desenlaces relativos ao contexto das instáveis atuais conjunturas.  

 Segundo Mariana, reportagens e informações relativas ao crescimento na indústria dos jogos passam uma falsa impressão sobre o segmento: “É uma indústria recente, em que você pode ser um desenvolvedor independente, ou você pode trabalhar na própria indústria, como as principais, que fazem os maiores jogos. Mas, nisso, são muito poucos os que chegam, é equivalente a chegar à Hollywood. Para isso, tem de deter um grande nível de experiência.”

 Além do workshop “Processo Produtivo de Games”, a 3ª Semana Aspecto – Composto E.U. Elemento Único realiza no dia 26 de maio a roda de conversa “Imersão de Games”, com Leticia Peranni e Eliane Bettocchi abordando o universo dos jogos, entre as 9h e às 12h. Neste caso, o objetivo é discutir as ludonarrativas e os impactos socioculturais que os games exercem na sociedade contemporânea.

 Cada workshop custa R$20 reais, com preço promocional para quem fizer mais de dois, sendo disponibilizadas 25 vagas no caso do “Processo Produtivo de Games”. Já as rodas de conversas são gratuitas e limitadas a 40 inscrições na “Imersão de Games”. A inscrição é feita por este link e, para confirmação, é preciso efetuar o pagamento na sede da empresa júnior localizada no IAD da UFJF.

 A Aspecto Empreendimento Júnior, empresa júnior do Instituto de Artes e Design (IAD), promove a  3ª Semana Aspecto – Composto E.U. Elemento Único entre os dias 22 e 26 de maio, sempre das 9h às 18h. A semana é composta por workshops e rodas de conversa sobre as diversas possibilidades de atuação para um profissional formado pelos cursos.

 Outras informações na página do evento no Facebook