mestrado ambiente construído

Carlos Eduardo da Rocha Santos destacou como os quadrinhos podem auxiliar alunos e profissionais a refletirem sobre projetos e suas aplicações práticas (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Com o intuito de compreender como as histórias em quadrinhos podem ajudar, criativamente, arquitetos e urbanistas, o acadêmico Carlos Eduardo da Rocha Santos desenvolveu a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada nesta quarta-feira, 24, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PPGAC), com o título “As histórias em quadrinhos como linguagem para o ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo”.

O mestrando sempre teve interesse por histórias em quadrinhos e, após a conclusão da graduação, decidiu investigar a conexão entre esse tipo de literatura e o processo de criação dos projetos de arquitetura e urbanismo. A premissa da pesquisa, segundo o acadêmico, surgiu a partir do fato de que os quadrinhos, por serem uma forma de arte, poderiam auxiliar alunos e profissionais a refletirem sobre seus projetos e suas aplicações práticas no dia a dia.

“Pelo fato de a história em quadrinhos precisar, basicamente, do uso do lápis e do papel, em sua criação, isso auxilia na transposição dos conceitos da arquitetura na sua expressão. Com isso, o arquiteto ou estudante de arquitetura consegue imaginar o tempo e o espaço arquitetônico, criar seus projetos e, assim, estimular sua própria criatividade”, ressalta o pesquisador.

Para testar esta hipótese, o acadêmico realizou uma extensa pesquisa com os docentes e discentes da Faculdade de Arquitetura da UFJF, com o objetivo de verificar como ocorria o ensino e o uso dos quadrinho nas disciplinas de projetos do curso de graduação. “Entre 2014 e 2016, coletei três tipos de dados: analisei os trabalhos feitos pelos alunos em quatro disciplinas do curso, apliquei questionários estruturados a eles e entrevistei oito professores da faculdade”, revela.

A partir disso, o Carlos Eduardo estabeleceu conexões entre os elementos básicos da história em quadrinhos: imagem, texto e narrativa. Posteriormente, relacionou estes conceitos ao processo de elaboração de projetos e ensino de arquitetura para compreender como cada um desses elementos se comportam dentro desses campos do conhecimento.

Por meio deste estudo, segundo o mestrando, foi possível constatar que o uso das histórias em quadrinhos pode ser benéfico na formação dos arquitetos e urbanistas. “Mais do que usar a linguagem, a história em quadrinhos permite ao aluno sair dos padrões que são impostos pelo curso, pois quando você insere outras formas de aprendizado possibilita ao aluno lançar mão dos padrões para, assim, pensar diferente e usar outras linguagens para se comunicar.”

O professor orientador da pesquisa, José Gustavo Francis Abdalla, defende o uso deste recurso, pois acredita que as histórias em quadrinhos podem facilitar o ensino das disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo quando empregadas de forma metodologicamente organizada. A justificativa, para Abdalla, está no fato deste gênero literário permitir criar uma narrativa, juntando desenho e texto, o que potencializaria o aprendizado dos alunos. “Com isso, você tem um ganho acadêmico muito grande, tendo em vista que o aluno consegue explicitar com muita propriedade o seu conceito de projeto o que é algo bem difícil, por se tratar de um trabalho muito pessoal e quase artístico.”

Contatos:
Carlos Eduardo da Rocha Santos (mestrando)
carlos.rocha@arquitetura.ufjf.br

José Gustavo Francis Abdalla (orientador – UFJF)
gustavo.francis@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Frederico Braida Rodrigues de Paula (co-orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marcos Martins Borges (UFJF)
Prof. Dr. Edgar Franco (UFGO)

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PPGAC)