(Foto: Divulgação/Joáo XXIII)

Espetáculo conta sobre a lenda da boneca Abayomi e suas origens nos navios negreiros que chegaram ao Brasil (Foto: Divulgação/Joáo XXIII)

Unindo artes cênicas, música, circo e dança, a Trupe do João, grupo teatral do Colégio de Aplicação João XXIII, apresenta, no Cine-Theatro Central, o espetáculo “Abayomi”. A peça conta sobre a lenda africana da boneca Abayomi e de suas origens nos navios negreiros que chegaram ao Brasil. Haverá duas apresentações nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira, respectivamente), às 14h, para alunos e professores da rede pública de ensino. A entrada é gratuita. Já no dia 24 de maio, quarta-feira, a peça será para os convidados dos próprios alunos, às 20h.

Coordenado por Frederico Crochet e Adriane Tomaz, o espetáculo faz parte de apresentações anuais que a trupe faz há cinco anos em teatros da cidade. Este ano, o tema escolhido foi a África, com o objetivo de valorizar sua cultura e influência na identidade brasileira.

Segundo Crochet, a peça é para divertir, mas também para conscientizar: “O espetáculo retrata a África como mãe da nossa cultura. Para os alunos que apresentam, ajuda a reconhecer as origens africanas, a terem orgulho dessa herança e a não praticar o preconceito. Quando apresentamos para escolas públicas, em que a maioria são alunos negros, damos a possibilidade de empoderamento da própria cultura”.