doutorado história

Iverson Geraldo da Silva defendeu a tese no dia 15 de março, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (foto: arquivo pessoal)

A compreensão dos discursos críticos e das propostas de importantes autores portugueses para o contexto social do país, no século XVIII, motivou a pesquisa de doutorado do acadêmico Iverson Geraldo da Silva.  O pesquisador comparou textos dos autores Luiz Antônio Verney, Antônio Nunes Ribeiro Sanches e Sebastião José de Carvalho e Melo sobre o Portugal Setecentista.

“Busquei perceber quais eram as críticas e as propostas deles para a sociedade portuguesa do século XVIII, na qual estavam inseridos. Eram homens de formação e funções diferentes, mas que possuíam em seus textos ideias semelhantes em olhar para o passado (criticando ou o valorizando) para pensarem modificações para a sociedade portuguesa setecentista”, revela Iverson.

O doutorando conta, ainda, que o interesse pelo tema começou na graduação, onde participava de um projeto com a orientadora, que analisava os escritos do padre jesuíta João Daniel. “A partir dali, percebi que haviam várias críticas ao mundo luso-brasileiro por alguns ilustrados que consideravam Portugal o que havia de mais atrasado na Europa.”  Na graduação e no mestrado, o pesquisador adotou a mesma linha de análise comparativa, usando outros autores do Portugal Setecentista.

“Através da pesquisa percebi de forma mais ampla que os autores analisados recorreram ao pensamento ilustrado como forma de estruturarem suas críticas e propostas para as mudanças que consideravam necessárias para a cultura lusa setecentista. De forma particular, percebemos a inserção dos autores analisados”, destaca Iverson em relação ao conteúdo do estudo.

Para o doutorando, a relevância do assunto para a sociedade pode estar atrelada ao entendimento das transformações históricas. “As ações e reações a essas mudanças que ocorriam no Portugal Setecentista, na lógica, inseriam também o Brasil. Isso nos ajuda a perceber algumas matrizes de pensamento que herdamos desse período, principalmente no que tange à ideia de atraso ou “do que faltou”, que geralmente é associado ao mundo luso-brasileiro.”                    

Contatos:
Iverson Geraldo da Silva (doutorando)
iversongsilva@yahoo.com.br

Beatriz Helena Domingues (orientadora)
biahdomingues@gmail.com

Banca Examinadora:
Profª. Drª Beatriz Helena Domingues (UFJF)
Profª Drª. Maria Fernanda Vieira Martins (UFJF)
Profª. Drª. Sônia Cristina da Fonseca Machado Lino (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Carlos Villalta (UFMG)
Prof. Dr. Rômulo de Paula Andrade (FioCruz)

Outras Informações: (32) 2102-3129 – Programa de Pós-Graduação em História