Futebol de campo será a primeira modalidade da competição (Foto: Divulgação)

O Universitarius, competição esportiva que reúne atléticas de variados cursos e instituições de ensino superior de Juiz de Fora dá início aos jogos neste final de semana, entre os dias 19 e 21. A novidade deste ano é o novo cronograma das disputas, que acontecerão de maio até novembro.

A primeira partida será de futebol de campo masculino, no dia 20, às 15h, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. A tabela da modalidade já está disponível. A abertura oficial da competição, no entanto, será realizada no início de junho, no mesmo local. As informações podem ser acompanhadas pela página no Facebook.

Vinte duas atléticas se inscreveram para esta edição do Universitarius. Segundo o organizador do evento, Basileu Filho, a alteração no período de realização dos jogos deixa a disputa menos cansativa. “Além disto, facilita para os alunos que fazem cursos noturnos e estimula o treinamento de atléticas menores e que praticam pouco”, avalia. A expectativa é de que 1200 atletas participem dos jogos.

Estamos prontos pra defender o título do ano passado, Rafael Fraga – da Atlética Monetária

As equipes continuam animadas para brigarem por troféus e medalhas. “Esse ano, com a mudança do calendário para o ano todo, fomos pegos de surpresa, e competições internas e regionais precisaram ser realocadas. Para o futebol, que é o primeiro esporte, tivemos um pouco de pressa para organizar a equipe, mas estamos prontos pra defender o título do ano passado. Já para as outras modalidades, todo um cronograma de treinos e de preparação já foi feito”, afirma o diretor de Comunicação da Atlética Monetária UFJF, Rafael Fraga.

Algumas equipes veem na edição a oportunidade de melhorarem o desempenho de seus atletas. “Acho interessante a modificação, principalmente para as atléticas menores como a Facom, que na última edição teve atletas que participaram de duas disputas com um intervalo de uma hora. Agora, teremos um prazo maior para descansar entre os jogos”, avalia Davi Carlos, diretor de Esportes da Atlética da Faculdade de Comunicação da UFJF. “Hoje, temos cerca de 120 atletas regulares em nossa atlética, e é interessante para eles uma maior duração do Universitarius, pois teremos incentivo aos treinos e as atividades durante o ano todo”, diz o presidente da Atlética da Arquitetura e Engenharia da UFJF, Marcelo Junqueira.

O curso de Medicina Veterinária, que formou equipes no ano passado, espera se organizar melhor nesta edição. “Estamos adquirindo material para os treinos, praticando regularmente, tanto para o torneio, quanto para competições que pretendemos participar futuramente”, conta a diretora de Eventos e Comunicação da Atlética da Medicina Veterinária, Larissa Neto.

Além do esporte

Segundo a organização, o objetivo do torneio é incentivar o desenvolvimento do desporto local, e promover uma interação entre os estudantes de instituições de Ensino Superior de toda a cidade. O aluno de Direito Matheus Kistenmac atesta: “a integração entre cursos sem dúvida é um dos pontos mais positivos do Universitarius, pelo ambiente ótimo que tem, e por estimular o esporte universitário que precisa tanto de apoio e é muito importante para os alunos”.

Aumentou ainda mais a nossa união, e fez com que alunos de períodos diferentes interagissem, construindo amizades – Larissa Neto, da Medicina Veterinária

Para Larissa Neto, da Medicina Veterinária, os jogos deram maior visibilidade ao curso dentro da UFJF. “Fora o fato que aumentou ainda mais a nossa união, e fez com que alunos de períodos diferentes interagissem, construindo amizades”. As torcidas contribuem para o clima, garante a estudante de Jornalismo, Carolina Larcher. “Mesmo que o nosso time não ganhe, estar no Universitarius é fazer parte de um momento em que várias pessoas de diferentes cursos podem se unir e festejar juntos. A atmosfera da torcida é contagiante e nesse momento todos nós passamos a ser mais fãs de nossas atléticas”.

Outras novidades

O Universitarius também irá promover uma Gincana Solidária. Em cada mês, as atléticas irão recolher algum item específico, e conforme a quantidade arrecadada somarão pontos. No mês de maio serão recolhidos produtos de higiene pessoal, que serão doados para entidades da cidade.

E assim como a duração do torneio, a eleição da Musa e Muso Universitarius também será estendida este ano, com o prazo para envio das fotos dos participantes até junho. Haverá ainda a eleição da melhor torcida, que assim como a dos musos, será pelo Facebook e tem a intenção de manter a animação dos participantes ao longo de toda a competição.

Atualizada em 19/05 – às 17h53