mestrado ciências biológicas

Paola Rosa de Oliveira defendeu a dissertação no dia 22 de fevereiro, na UFJF; acadêmica vai dar prosseguimento aos estudos no doutorado do mesmo Programa de Pós-graduação (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCBIO), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investigou o processo de reprodução de duas espécies de lagartos vivíparos provenientes do Cerrado de Minas Gerais. O estudo intitulado “Caracterização morfo-histológica do segmento sexual renal e espermatogênese de Notomabuya frenata (Cope, 1862) e Aspronema dorsivittatum (Cope, 1862)  (Squamata, Mabuyidae)” foi desenvolvido pela acadêmica Paola Rosa de Oliveira.

O projeto buscou verificar a possível existência de uma estrutura denominada segmento sexual renal (SSR) que poderia estar presente nos rins das espécies analisadas, a Notomabuya frenata e Aspronema dorsivittatum. “Durante o período reprodutivo essa região do rim produz uma secreção que pode ter várias funções relacionadas à reprodução, como a produção de testosterona, separação do sêmen da urina na cloaca, nutrição de espermatozoides, retenção do sêmen na cloaca da fêmea, além de promover um tamponamento da abertura genital da fêmea impedindo que copule com outros machos.”

O estudo foi realizado inteiramente com material pertencente à Coleção Herpetológica do Laboratório de Répteis da Universidade Federal de Juiz de Fora (CHUFJF-Répteis) com espécies de lagartos coletados em estudos anteriores, mediante a licença de órgãos responsáveis. A acadêmica ressalta que a grande maioria dos trabalhos que abordam a histologia, geralmente, utiliza material fresco, ou seja, preparado logo após a eutanásia do animal.

“Com isso, este estudo apresenta grande relevância por utilizar material de coleção. Trabalhar com este tipo de material é sempre um desafio, pois nunca sabemos em que condições ele realmente estará. Além disso, também estamos investigando a existência do SSR presente em alguns grupos de répteis que são pouco estudados e que possuem uma grande relevância para estudos com biologia reprodutiva de lagartos.”

Após analisar histologicamente as regiões dos rins foi comprovada a existência do SSR nas duas espécies investigadas. “Este estudo é o primeiro a identificar e caracterizar o SSR e a organização do epitélio seminífero, epitélio dos testículos, nessas duas espécies de lagartos brasileiras.”

A acadêmica relata que, apesar de amplamente estudadas, há diversas espécies de lagartos que ainda não tiveram sua biologia reprodutiva pesquisada de forma intensa. “Quando se tratam de lagartos brasileiros, esses estudos são relativamente escassos. Com isso, este trabalho acrescenta novas informações sobre a biologia reprodutiva de duas espécies de lagartos vivíparos de populações brasileiras.”

Com o intuito de produzir mais conhecimentos sobre o assunto, a pesquisadora acaba de ingressar no doutorado do PPGCBIO. Segundo a professora orientadora da dissertação, Iara Alves Novelli, esta é uma área que ainda possui poucas pesquisas e, por isso, demanda de mais estudos acadêmicos que abordem a reprodução de lagartos neotropicais do Brasil. “Este estudo, feito pela Paola, ainda possibilita a aplicação, de forma geral, em lagartos vivíparos, aqueles em que o filhote nasce em estado avançado de desenvolvimento, ou em outras espécies escamadas, como as serpentes.”

Contatos:
Paola Rosa de Oliveira (mestranda)
paolarooliveira91@gmail.com

Iara Alves Novelli (orientadora)
iaranovelli27@gmail.com

Banca examinadora:
Profa. Dra. Iara Alves Novelli (orientadora  – UFJF)
Profa. Dra. Bernadete Maria de Sousa (co-orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Maria Christina Nogueira Marques Castañon (co-orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Oscar Rocha Barbosa (UERJ)
Prof. Dr. Samuel Campos Gomides (UFOPA)

Outras informações: (32) 2102-3223 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCBIO)