Os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastião Cerqueira, localizada em Além Paraíba (MG), realizaram na tarde desta quinta-feira, 18, uma visita ao campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na visita guiada, professores, bolsistas e membros de projetos expuseram o funcionamento de realizações e cursos oferecidos pela instituição.

(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Alunos conheceram cursos de várias áreas, participaram de palestras e receberam informações sobre formas de ingresso na Universidade (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

 A visita causou grande animação entre os jovens, que tiveram variadas exposições, como o funcionamento do projeto Baja Rampage, relacionado à Faculdade de Engenharia da UFJF, e que produz carros para participar de competições da categoria Baja, passando por uma palestra de como a Estatística, e consequentemente o que se aprende no curso, está relacionado à suas vidas.

Na visão de Miriam Araújo, professora de Física da Escola Estadual Sebastião Cerqueira, tratou-se de um grande momento para o desenvolvimento dos alunos: “Nós temos o interesse de abrir os horizontes e mostrar a eles que existem muitas carreiras pelas quais eles poderiam estar se interessando. Eles estão gostando do processo e estão vendo que eles têm possibilidade de que realmente podem estar aqui. Então isso pode fazer com que eles realmente decidam estudar. Pra mim foi uma experiência maravilhosa, e para eles também.”

Um dos principais destaques da visita citado pelos alunos foi uma exposição no curso de Música, algo que surpreendeu a muitos: “Chamou muita atenção. Muitos deles são de certa forma músicos, possuem seus grupos, e agora eles podem se dedicar mais à área. Muitos se interessam, acho que eles voltam para lá com outra visão de mundo.”, ressaltou Miriam.

Denise Fernandes, 16, deseja cursar Jornalismo, e teve na visita à Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF o momento mais marcante da tarde: “Gostei, foi o que eu achei mais interessante na visita.” Na ocasião os estudantes visitaram os estúdios de Rádio e Televisão da Facom, o que gerou grande interesse.

Para Liliane da Silva, 15, a visita às faculdades da área de saúde, em especial a de Odontologia, foram as mais marcantes: “Eu já era doida para fazer Enfermagem, agora então. E eu não prestava muita atenção na aula, agora já dá até vontade de voltar e estudar.”