Em 1977, o Conselho Internacional dos Museus (Icom) estabeleceu o dia 18 de maio com o Dia Internacional dos Museus, com o intuito de aproximar o público dessas instituições  importantes para manter a memória da humanidade viva. Os museus pertencentes à UFJF oferecem um leque variado de atrações e, para celebrar a data, destacamos abaixo algumas das principais obras que estarão expostas nas instituições:

Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

Obra: Retrato de Murilo Mendes, Alberto da Veiga Guignard. 1930, óleo sobre tela. 60,5 x 52 cm

Obra: Retrato de Murilo Mendes, Alberto da Veiga Guignard. 1930, óleo sobre tela. 60,5 x 52 cm

Originado da biblioteca particular do poeta, doada à UFJF, o Museu de Arte Murilo Mendes abre espaço para diversas exposições que vão da literatura às artes visuais, mantendo viva a memória local e regional. Na exibição, prevista para o fim deste mês, parte do acervo do Mamm estará disponível para visitação na galeria Convergências. Entre as obras em destaque está o retrato do poeta juiz-forano que dá nome ao museu feito pelo renomado pintor Alberto da Veiga Guignard. A instituição também estreia mais outras duas exposições: “Gravura Contemporânea: Poética do Visual”, com obras em serigrafia, e “Ilustrações: Axl Leskoschev para Dostoiévski”, uma mostra de xilogravuras do artista austríaco inspirados nas obras do filósofo russo, Fiódor Dostoiévski.

Horário de funcionamento: segunda-feira, das 12h às 18h; terça a sexta-feira, das 9h às 18h

Endereço: Rua Benjamin Constant 790, Centro
Telefone: (32) 3229-9070

Museu de Cultura Popular

Obra: oratório da santa espanhola Virgen del Rocío

Obra: oratório da santa espanhola Virgen del Rocío

O Museu de Cultura Popular conta com mais de três mil peças em seu acervo e sempre abre suas portas para as mais ecléticas exposições. Até 9 de junho, no Forum da Cultura, os visitantes podem ter acesso a uma coleção de mais de 30 peças que celebra os oratórios, pequenas esculturas feitas para o culto particular de santos e santas. A exposição traz peças das mais variadas regiões do país, mostrando a diversidade da fé cristã brasileira. Dentre os destaques estão os “oratórios bala”, muito usados pelos viajantes; uma imagem de Santa Rita feita em dobradura de papel e uma escultura espanhola da santa Virgen del Rocío.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 14h às 18h30

Endereço: Rua Santo Antônio 1.112, Centro
Telefone: (32) 3215-3850

Memorial da República

Obra: Presidente Itamar Franco, Pedro Guedes. 2015, óleo sobre linho/madeira, 220 x 80 cm.

Obra: Presidente Itamar Franco, Pedro Guedes. 2015, óleo sobre linho/madeira, 220 x 80 cm.

Projetado para representar vários aspectos da vida e da personalidade de Itamar Franco, ex-presidente da República, nascido em Juiz de Fora, o museu conta com bibliotecas, salas de pesquisas e espaços para exposições. Uma das peças ilustres é o retrato de Itamar feito pelo artista Pedro Guedes. O quadro foi uma encomenda do próprio museu e retrata o ex-presidente como um homem da política em três esferas: a municipal, a estadual e a nacional.

Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790, Centro

Telefone: (32) 3212-2078

 

 

Museu de Malacologia

Projeto das futuras instalações do Museu de Malacologia no Centro de Ciências

Projeto das futuras instalações do Museu de Malacologia no Centro de Ciências (Imagem: Ludmilla Spagnolo)

O Museu de Malacologia vai inaugurar, em breve, seu espaço de visitação no Centro de Ciências da UFJF, ao lado da Praça Cívica, no campus. A nova instalação terá exposição permanente de conchas e livros raros do acervo, aquários contendo espécimes terrestres e de água doce e espaço interativo para crianças. O museu se originou da coleção particular do médico da Marinha do Brasil Maury Pinto de Oliveira, que, entre as décadas de 1950 e 1960, coletou mais de oito mil conchas do mundo todo. Além de preservar e expandir a coleção, o Museu também visa à pesquisa da malacofauna.

Endereço: Centro de Ciências, ao lado da Praça Cívica, no campus

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia

Peças do acervo (Foto: Twin Alvarenga)

Peças do acervo (Foto: Twin Alvarenga)

Com um dos acervos científicos mais representativos do Brasil, o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia possui aproximadamente dois mil objetos relacionados às mais diversas áreas de conhecimento. Além de instrumentos técnicos, o acervo também conta com cerca de 40 mil documentos históricos, nacionais e internacionais, que acumulam um vasto e raro conhecimento pedagógico. Um dos destaques da coleção do museu é o conjunto de objetos feitos na histórica oficina Le Fils d’ Emile Deyrolle, um dos mais completos que existem. Com o intuito de preservar e divulgar a história dos instrumentos científicos, o museu foi criado, em 1999, na Faculdade de Engenharia da UFJF e, em breve, vai inaugurar seu novo espaço no antigo prédio do DCE, hoje reformado.

Endereço: Av. Getúlio Vargas 763, na esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto

Telefone: (32) 3212-7658