(Foto: Twin Alvarenga)

Visita do professor Melchor Peiro Guerrero à UFJF faz parte de acordos e convênios firmados com a Universidade Autônoma de Sinaloa, no Noroeste do México  (Foto: Twin Alvarenga)

A quem pertence os espaços públicos? A pergunta parece óbvia, mas uma comunidade mexicana teve de se organizar e lutar para que o parque urbano Antonio Nakayama concedido à iniciativa empresarial regressasse à população. O caso, que ganhou notoriedade nacional e foi parar na Suprema Corte de Justiça do país, será um dos exemplos da palestra que o professor mexicano Melchor Peiro Guerrero ministrará, nesta quinta-feira, 18, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sob o tema “Movimentos sociais e a luta contra a privatização de espaços públicos”, a palestra ocorre, às 17h, no Anfiteatro I do Instituto de Ciências Humanas, com entrada franca e sem inscrição. A apresentação faz parte das atividades do docente, que ficará uma semana na UFJF.

Na conversa com alunos e professores, Melchor explicará como uma agenda neoliberal do governo mexicano, com paralelo no Brasil, incentivou concessões de equipamentos públicos. Somente após quase sete anos de processo judicial, moradores de Nakayama, na cidade de Culiacán, conseguiram reaver a área pública.

“Este caso é uma exceção à regra do uso de espaços públicos como contratendência do movimento dominante. O povo já paga pelo uso do parque com seus impostos.”, justifica o professor, que é arquiteto, ambientalista e presidente do conselho diretor de duas ONGs, “Cidade e Natureza em Harmonia” e “Periqueños pelo Desenvolvimento Integral”.

Visita

Melchor Peiro Guerrero, ao centro, reuniu-se nesta quarta, com a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, e com o professor do Departamento de Turismo, Thiago Pimentel, que coordena a visita (Foto: Twin Alvarenga)

O professor vem à UFJF como parte de acordos e convênios com a Universidade Autônoma de Sinaloa, no Noroeste do México, onde leciona. A parceria envolve o intercâmbio de alunos e professores desde a graduação à pós-graduação, pesquisas colaborativas e projetos de extensão.

A visita é coordenada pelo professor do Departamento de Turismo Thiago Duarte Pimentel, que também dá aulas nos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Administração. Uma das ações compartilhadas é o assessoramento de Thiago na edição da revista “Vertiente Publica Internacional”, recém-produzida pela Faculdade de Estudos Internacionais e Políticas Públicas”, onde Guerrero faz doutorado.

Durante a passagem pela Universidade, Guerrero visitará os programas de Ciências Sociais, Administração e Ambiente Construído, dará oficina interna para grupo de pesquisa e se encontrará com representantes de setores da UFJF. Na manhã desta quarta, os professores conversaram com a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, e, na terça, se reuniu com o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Altemir Gonçalves.

(32) 2102-3101 e 2102-3102 (Secretaria do Instituto de Ciências Humanas)