A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa, na próxima sexta-feira, 19, do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A ação de divulgação da campanha acontece no Bicicletário (ao lado do Centro de Vivência), no campus da UFJF, das 14h às 18h. O objetivo é chamar a atenção da sociedade  sobre os riscos da doença, promovendo maior conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

Durante a tarde, professores e residentes da UFJF estarão distribuindo camisetas e cartilhas produzidas pela Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais como forma de educar os cidadãos com relação aos sintomas das doenças, destacando a importância de iniciar o tratamento logo após o diagnóstico.

“Esse dia de divulgação é muito importante para chamar atenção dessas doenças crônicas, que comprometem a qualidade clínica do paciente, afetando a vida familiar, social e laboral. Com o tratamento, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente. Quanto mais cedo é diagnosticado, melhor é o tratamento”, afirma o organizador do evento na UFJF, professor Julio Chebli.

A ação faz parte do Maio Roxo, mês destinado a conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Durante o mês, em todo mundo, serão desenvolvidas caminhadas, palestras, distribuição de material informativo e simpósios como forma de alerta sobre o tema da campanha.  Além disso, vários prédios e monumento no Brasil e no mundo serão iluminados de roxo em prol da campanha.

Sobre a Doença Inflamatória Intestinal

As Doenças Inflamatórias Intestinais são doenças geradores de inflamação crônica do intestino, como Crohn e Retocolite Ulcerativa. Embora tenham causas desconhecidas, essas disfunções levam o sistema imunológico do paciente a reconhecer as próprias bactérias do intestino como estranhas. Com isso, produz-se uma série de substâncias que ocasionam inflamação intestinal, que se manifesta através de sintomas como diarréia, dor abdominal, perda de peso e febre.

Dentro do Hospital Universitário (HU) da UFJF,  dois ambulatórios atendem pacientes portadores de doenças inflamatórias intestinais, de Juiz de Fora e de cidades vizinhas na Zona da Mata e do estado do Rio de Janeiro, há 23 anos. A equipe de atendimento é multidisciplinar, sendo composta por gastroenterologistas, proctologistas, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e bioquímicos. Ao todo, cerca de 900 pacientes estão cadastrados no Hospital com essas enfermidades crônicas.

Outras informações

Hospital Universitário (HU) (32) 4009-5342/5131

Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal