Foto: Dante Rodrigues

Marcus David, Reitor da UFJF. (Foto: Ivan Bretas)

Peterson Andrade, Diretor Geral da UFJF-GV. (Foto: Ivan Bretas)

André Merlo, Prefeito de Governador Valadares. (Foto: Ivan Bretas)

Lígia Barbosa, representante do DCE e discente de Medicina. (Foto: Ivan Bretas)

As atuais condições da oferta de ensino superior em Governador Valadares, bem como os desafios para a implantação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora na cidade foram temas da audiência pública realizada nesta segunda (15), na Câmara Municipal de GV. Além do reitor da UFJF, Marcus David, e a equipe gestora da Universidade, estavam presentes docentes, técnico-administrativos em Educação (TAE’s), estudantes, lideranças políticas, deputados, vereadores, e o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Caio Nárcio iniciou o evento comentando sobre os objetivos do encontro: “essa audiência abre a oportunidade de discutir sobre o nosso futuro, e nos ajuda a articular soluções em conjunto, ouvindo as partes envolvidas e também informando a todos que têm uma vida dependente da história da UFJF-GV”, citou o deputado.

Na ocasião, foram apresentados os desafios vivenciados pela comunidade acadêmica de GV, relacionados ao aluguel e à compra de instalações para a realização das atividades de graduação, englobando ensino, pesquisa e extensão. Para Marcus David, foi um momento importante também para possibilitar a viabilidade de um campus próprio. “As partes envolvidas, como a prefeitura de GV e o Ministério da Educação, se dispõem a assinar uma carta de intenções, que nos daria segurança para retomar as obras”, pontuou o reitor, citando a sugestão de assinatura de um documento que ateste o apoio de diversas instâncias para garantir a infraestrutura necessária ao novo campus.

O diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, ressaltou a necessidade de compor uma força tarefa em prol do campus avançado, e considerou os avanços obtidos com a reunião: “agora temos perspectivas reais de encaminhamentos para a retomada das obras, a compra de imóveis e a necessidade de uma ação conjunta. Tivemos todas as esferas de governo e lideranças na audiência, o que nos possibilitou melhorar o atual cenário e vislumbrar soluções”, relatou.

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, salientou o apoio da prefeitura nas obras, e, segundo ele “o saneamento do campus está garantido. Água e esgoto são por conta da Prefeitura”. Merlo também citou a disponibilidade das escolas da rede municipal para a realização das atividades da UFJF-GV: “Se preciso for, as escolas da rede municipal estão à disposição, após as 16h, para a UFJF-GV, de forma gratuita”.

Para o secretario de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Tutomu, a transparência e a publicidade da UFJF em esclarecer todos os pontos referentes aos contratos atuais e projetos de obras anteriores são atitudes positivas. “A abertura é fundamental para o funcionamento correto da Universidade. O TCU sempre se colocará à disposição para ajudar quando necessário. Nosso objetivo é que os recursos sejam aplicados com eficiência, de modo a garantir mais resultados em função dos recursos disponíveis”.

“A expansão das universidades deve ocorrer com a qualidade necessária. A solução vai passar por muitas organizações além do MEC, como o TCU, a Prefeitura, o campus sede, etc. Queremos que muitos estudantes concluam seu curso em instalações próprias da UFJF-GV”, declarou o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo.

Representação estudantil na audiência pública

Em nome dos 2.630 estudantes da UFJF-GV, a coordenadora de Assuntos Estudantis do Diretório Central dos Estudantes do campus avançado, Lígia Carvalho Barbosa, relatou aos presentes os desafios enfrentados pelos estudantes diante da falta de locais próprios para utilização e realização das atividades. “O problema da UFJF-GV não é só nosso, é de todos. Foi um compromisso de todos, e precisamos do apoio de todas as lideranças para pensar um planejamento de ações”. A discente do 8º período de Medicina pontuou, também, que apesar dos problemas, “a formação profissional não está sendo prejudicada, já que os professores se empenham em garantir uma boa formação aos estudantes”.

Também compuseram a mesa do evento o docente da UFJF-GV e secretário Municipal da Fazenda de GV, Jamir Calili; o coordenador da audiência, vereador Alessandro Ferraz, e o procurador da Advocacia Geral da União, Fernando Menezes Dias. Ao final das falas dos participantes, foi aberto espaço para perguntas e sugestões do público, que lotou o plenário da Câmara Municipal.