lista_dicas_pesquisa_diferencial_objeto_estudo_pesquisaPara mostrar que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode gerar bons frutos aos alunos, professores e à própria instituição e que, portanto, não é apenas uma obrigação, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o Simpósio “TCC: e agora?”. O evento acontece nesta terça-feira, 16,  às 18h no Anfiteatro do CCS e é uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET) da Odontologia, a Comissão de TCC e a Coordenação do curso. O encontro é voltado aos estudantes de Odontologia e as inscrições vão até o dia do evento e podem ser feitas no painel da coordenação no terceiro andar da Faculdade de Odontologia.

De acordo com a coordenadora do curso, Milene de Oliveira, a ideia do simpósio surgiu a partir da antecipação do período a ser realizado o TCC. “Antes, o aluno fazia o TCC no oitavo, nono, e décimo, mas agora começam no sétimo. Os alunos do sétimo período ficam muito inseguros e perdidos, por ainda não conhecerem todos os professores e não saberem como escolher o orientador”. Ela explica ainda que a mudança foi para garantir que os últimos períodos ficassem disponíveis ao estágio, monitoria e outras atividades. O encontro terá a participação dos professores que formam a Comissão de TCC na Odonto e pretende abordar as principais dúvidas em relação ao tema. Entre elas, como escolher o orientador, quais tipos de trabalho podem ser apresentados e exemplos de TCC que resultaram em pesquisas futuras e artigos publicados.

Foco, metas e prazos

fs

Escrever sem cair na tentação de usar redes sociais, canais da Internet ou aplicativos de celulares é um dos obstáculos para manter o foco (Foto: Caique Cahon/UFJF)

As dúvidas neste período não são exclusivas dos alunos da Odonto, estudantes de outras áreas também enfrentam as mesmas questões. No último período de Jornalismo, Carina Salgado Neves está desenvolvendo sua pesquisa sobre narrativa transmídia a partir de uma webserie veiculada no YouTube. Ela conta que suas principais dúvidas são em relação aos conteúdos teóricos e que procura sempre estar em contato com seu orientador para saná-las. Para ela, o maior problema nesta reta final é manter o foco. “Sentar e escrever sem interromper, sem abrir Facebook, YouTube, Whatsapp é muito difícil, acho que todo mundo tem essa dificuldade. Tento colocar metas, fazer cronogramas e tento fazer o possível para cumprir.”

Ainda no início da elaboração de seu TCC, a aluna do sétimo período de Odontologia da UFJF, Thaynara Gonçalves de Souza, diz que as principais dificuldades são saber por onde começar e como organizar o tempo, já que o curso integral gera uma sobrecarga nos estudos. “A ansiedade também pesa bastante”, conta ela. Para fazer com que o texto flua, Thaynara busca consultar outros trabalhos que tenham sido orientados pela mesma professora, assim como recorre aos colegas veteranos.

Plano de trabalho e conteúdo

sffs

Trabalho deve partir da escolha do tema e do planejamento com metas mensuráveis e prazos estabelecidos (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O ex-aluno de Engenharia Civil da UFJF Renato Santos observa que “grande parte tem dificuldade em encontrar um tema que concilie a área de mais afinidade com informações relevantes para a elaboração do trabalho”. Ele também comenta sobre os problemas ligados à escrita em si, principalmente em monografias, e em relação à metodologia científica, uma novidade para muitos alunos que não contam com disciplinas específicas para isso antes da elaboração do TCC.

Identificados os principais problemas, Santos relembra os passos para a elaboração do trabalho. Além da escolha do tema,  é preciso elaborar o plano de trabalho e de conteúdo. “O planejamento com metas mensuráveis e com prazos estabelecidos é a melhor maneira de se realizar qualquer tipo de atividade”, ressalta. Uma vez que essas etapas estejam encaminhadas, passa-se à revisão e à apresentação. Atrelado a esse processo, ele indica que, na engenharia, o “TCC deve levar à banca e ao curso soluções para determinados problemas, focando sempre na inovação e na responsabilidade econômico-social.”

“Pesquisar trabalhos já apresentados e conversar com pessoas que já conseguiram o sucesso em suas apresentações é a chave para motivação inicial. O aluno não pode ter preguiça de buscar informação e deve encontrar, de formas criativas, motivação para fazer um trabalho que ajudará a sociedade em algum aspecto”, aconselha o engenheiro.

Outras informações:
PET Odonto

(atualizado em 16/05/2017, às 12h25)