mestrado ciências biológicas

Letícia Moroni defendeu a dissertação “Avaliação da atividade anti-inflamatória e antitumoral de novos adutos da reação de Morita-Baylis-Hillman”, no dia 22 de fevereiro, na UFJF (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Pesquisar sobre compostos minimamente tóxicos, mas que possam ser efetivos como anti-inflamatórios e antitumorais foi o objetivo da acadêmica Letícia Moroni Lacerda no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado. Interessada pela área da Imunologia desde que se formou em Farmácia, encarou o projeto como uma forma de unir as duas coisas, o que fez por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisadora observa que, atualmente, existem no mercado diferentes tipos de anti-inflamatórios e antitumorais, entretanto, nenhum deles está livre dos efeitos adversos. Ela explica como foi o estudo sobre a reação, denominada pela química orgânica, como de Morita-Baylis Hillman (MBH). “Foram utilizados na pesquisa, adutos de MBH, que são compostos simples, provenientes de uma reação de uma única etapa, fáceis de obter e baratos. Além disso, sua síntese possui características que a enquadram na chamada química verde. Foram realizados testes inflamatórios in vitro e também um ensaio de edema de orelha in vivo, com o aduto de MBH mais promissor.”

Letícia conta que as pesquisas duraram dois anos, realizando tanto testes in vivo quanto in vitro. Ela ressalta que ficou muito satisfeita com o resultado e com a contribuição que o estudo pode trazer à sociedade. “A busca de compostos tanto anti-inflamatórios quanto antitumorais, com baixa toxicidade e efetivos, é de extrema importância no mundo atual, onde diversas doenças, inclusive o câncer, estão relacionadas com uma patogênese inflamatória.”

O professor do departamento de Parasitologia da UFJF, Gilson Costa Macedo, orientador da dissertação, destaca as características do trabalho. “Neste estudo foram identificadas moléculas com baixa toxicidade e capazes de reduzir a produção de mediadores inflamatórios em experimentos in vitro. Em análises in vivo, utilizando camundongos, uma das moléculas analisadas foi bastante efetiva em reduzir os sinais da inflamação, ou seja, o edema e acúmulo de células inflamatórias. Também foram identificados compostos capazes de induzir à morte, células de câncer de mama e de melanoma”, explica.

Para o orientador, a pesquisa tem um aspecto bastante positivo tanto para o meio acadêmico, quanto para a sociedade. “Visto que atualmente os tratamentos para desordens inflamatórias ou para o câncer estão longe do ideal, apresentando diversos efeitos colaterais e não garantindo a cura, o presente estudo é bastante relevante uma vez que busca propor novas alternativas para o tratamento destas importantes enfermidades.”

Contatos:
Letícia Moroni Lacerda
leticiamoroni@gmail.com

Gilson Costa Macedo
gilson.macedo@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Gilson Costa Macedo (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Olavo dos Santos Pereira Júnior (UFJF)
Profa. Dra. Rafaela Chitarra Rodrigues Hell (Embrapa – Gado de Leite)

Outras informações: (32) 2102-3220 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas