Conhecido como Ciberpajé, professor trata de universos ficcionais transmídia em sua palestra (Foto: Divulgação)

Conhecido como Ciberpajé, professor trata de universos ficcionais transmídia em sua palestra (Foto: Divulgação)

Os processos criativos de universos ficcionais das HQ’s serão tema da palestra  “Aurora Pós-humana: Processos criativos de Universos ficcionais Transmídia”, ministrada por  Edgar Franco, no próximo dia 23, às 18h. O evento ocorre no Auditório da Faculdade de Letras.

Segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e organizador do evento, José Gustavo Francis Abdalla, Franco abordará no evento “a percepção do sujeito dentro das HQ’s e a ideia do leitor que se sente parte e personagem da história, atingindo desta forma um modo ‘pós-humano’”. Ainda de acordo com o professor, sua análise busca compreender o sujeito no espaço e tempo das histórias com uma perspectiva pós-modernista.

Edgar é arquiteto de formação pela UnB, fez mestrado em Multimeios na Unicamp, doutorado em Artes Plásticas na USP e pós-doutorado na UnB. Produz histórias em quadrinhos desde os 12 anos, sendo esse seu principal objeto de estudo no campo acadêmico. Atualmente é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O pesquisador considera o tema “Criação de Mundos Ficcionais” tão relevante que sugeriu aos educadores brasileiros a criação de uma disciplina relacionada ao assunto e sua aplicação em todas as séries dos ensinos fundamental e médio, igualando sua importância às matérias de Matemática e Português. No ano de 2009, sua HQ Artlectos e Pós-humanos #3 recebeu o Troféu Bigorna, premiação nacional concedida aos melhores das histórias em quadrinhos.

Edgar Franco, conhecido pela alcunha de Ciberpajé, possui ainda um projeto musical que trabalha a interface entre arte, tecnologia e o contexto da ficção científica. A banda performática Posthuman Tantra de “sci-fi industrial ambient” é a trilha sonora da “aurora pós-humana”. Em sua performance ele assume a personalidade da criatura pós-humana no palco.   

O evento é voltado principalmente para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e dos cursos de Arquitetura, Letras e Artes.

Outras informações: (32) 2102-6465 (Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído)

Atualizada às 11h55 do dia 16 de maio – Local do evento: Auditório da Letras