Visita escola

O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, tratou de programas de apoio estudantil e iniciativas científicas e de entretenimento para os alunos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Formas de ingresso, programas de apoio estudantil e iniciativas científicas e de entretenimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram os temas centrais da visita de representantes da Instituição na Escola Estadual São Vicente de Paulo. Durante as apresentações para as turmas de ensino de médio, acompanhadas pelos professores e direção do colégio, os estudantes engajaram em perguntas e observações sobre o processo para ingressar e se formar na Universidade.

“Iniciativas como essa são muito importantes para que nossos estudantes compreendam que existe um mundo vasto de possibilidades de conhecimento após terminarem o ensino médio, e que a única opção deles não é apenas ir direto para o mercado de trabalho”, ressalta o diretor da escola, Thomaz Fonseca. “É através de visitas como essas que os alunos também ficam sabendo de formas de participar da vida acadêmica, até mesmo durante o próprio ensino médio, como projetos de iniciação científica ou de extensão universitária.”

Apoio estudantil e programas de ingresso

Durante as apresentações para as turmas do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio, a equipe formada por integrantes da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF abrangeu temas variados, como programas de ingresso, bolsas de apoio estudantil e iniciativas como o game institucional e Domingo no Campus.

Detalhes e oportunidades do Programa de Ingresso Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), portas de entrada para o ensino na UFJF, chamaram a atenção dos alunos. “Os estudantes demonstraram interesse pelas vagas, como também fez a própria direção do colégio, o que só ajuda para que recebam a mensagem de que existem meios muito reais e muito próximos para que eles ingressem e se formem na Universidade”, pontuou o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

Modalidades de assistência estudantil, como auxílio moradia, transporte, alimentação e creche também abordados e questionados. As bolsas oferecidas para alunos da Universidade — como as de monitoria, treinamento profissional e iniciação científica — foram explicadas durante as apresentações.

Contato gratificante

“É gratificante poder levar aos alunos o convite da UFJF para que eles estejam nela”, frisa Márcio Guerra. “Eles devem acreditar nisto e que existe um suporte dentro da Universidade para mantê-los aqui. Atualmente, a UFJF oferece não apenas cursos de qualidade, como também boas oportunidades, através da Pró-reitoria de Ações Afirmativas, para que os estudantes permaneçam e se formem na Instituição superior.”

Como receber uma visita?

Para agendar uma visita para os alunos de ensino médio da sua escola, é necessário entrar em contato com o setor de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional, através do telefone (32) 2102-3966 ou pelo email visitas@comunicacao.ufjf.br.

Outras informações: (32) 2102-3967 – Diretoria de Imagem Institucional