(Foto: Bruno Stephan/UFJF)

Alunos divididos em grupos passaram por diferentes desafios, inclusive a montagem de estruturas com o kit Mola, criado pelo empreendedor Márcio Sequeira (Foto: Bruno Stephan/UFJF)

As comemorações pelos dez anos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), terminaram nesta sexta-feira, 12, com palestra do empresário e criador do kit Mola, Márcio Sequeira, e o II Concurso de Mola, com montagem de estruturas. As atividades foram realizadas no Anfiteatro 3 do Prédio Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia.

Em sua palestra, o empreendedor premiado Márcio Sequeira contou toda a trajetória de criação do kit “Mola”. O usuário pode simular como edifícios reagem e funcionam através de várias peças encaixáveis. A ideia surgiu quando Márcio ainda cursava Arquitetura na Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Eu tinha dificuldade em entender as aulas de estruturas, que eram abordadas quase que exclusivamente através de contas e cálculos e isso era muito complicado pra mim. Então, eu criei o kit como uma necessidade pessoal para entender o que estava vendo na sala de aula. E depois, eu comecei a ver com a opinião das pessoas, o feedback dos professores que viram o projeto, a importância que isso tinha para o ensino e o potencial de torná-lo um produto.”

Hoje, o kit é adotado por engenheiros, arquitetos e instituições de ensino de várias partes do mundo. Mas o caminho para o sucesso não foi nada fácil. “Foram mais de dez anos correndo atrás, pensei várias vezes em desistir, mas continuei persistindo. E depois de muito trabalho, o negócio está dando certo. A gente está com a empresa rodando há dois anos e com um potencial muito legal de crescer bastante com outros produtos e outras frentes de trabalho.”

Para o tutor do PET de Engenharia Civil, Marconi Moraes, conhecer a experiência de Sequeira, é muito importante para os alunos. “Ele vem contando toda a experiência, a questão do empreendedorismo, em acreditar nos seus sonhos, acreditar na sua luta. Então, a gente fica muito feliz em ver que o PET continua a fazer coisas em prol dos acadêmicos.”

(Foto: Bruno Stephan)

Grupos vencedores do concurso de montagem de estruturas com molas foram premiados com medalhas e outros brindes (Foto: Bruno Stephan)

O dia de atividades também contou com o II Concurso de Mola. Alunos divididos em grupos passaram por diferentes desafios, inclusive a montagem de estruturas com o kit Mola criado por Márcio Sequeira.

“Primeiro, é uma oportunidade de o aluno colocar em prática, de forma até lúdica, disciplinas como Resistência de Materiais e Análise Estrutural. Por ser um concurso, é uma coisa dinâmica. A gente deixa aberto para todos os períodos, até para quem está nos cursos de Arquitetura, de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica”, afirma Moraes.

A equipe Malemolência ficou em primeiro lugar. Seus integrantes ganharam medalha e um vale de R$ 500, a ser usado na Livraria Saraiva. Já a equipe Os Engenharistas foi a segunda melhor, recebendo medalhas e um pen drive para cada integrante.

Para adquirir o kit Mola e obter outras informações sobre o produto, bastar acessar o site oficial.