Mirian Tavares, pesquisadora da Universidade de Algarve participa de eventos na UFJF. (Foto:  Daniel Pina - Universidade de Algarve)

Mirian Tavares, pesquisadora da Universidade de Algarve participa de eventos na Faculdade de Comunicação da UFJF. (Foto: Daniel Pina – Universidade de Algarve)

Não é nenhuma novidade que a mídia influencia o senso comum e atua como um dos pilares, social, econômico e simbolicamente, da nossa sociedade. É só observarmos, por exemplo, o número de Wanderléas batizadas no auge da carreira da cantora da Jovem Guarda. De Game of Thrones ao Jornal Nacional, compreender a mídia, os elementos que a constituem e sua forma de produção é uma prática importante para o real exercício democrático, afinal, como participar ativamente quando não temos as ferramentas necessárias para isso? A fim de oferecer estratégias nesse âmbito, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF) sedia o minicurso em Literacia Fílmica. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18, das 10h às 12h, e conta com a presença da professora da Universidade de Algarve, Mirian Tavares, fruto da parceria da instituição com a UFJF.  Os interessados podem fazer a inscrição pelo formulário.

A pesquisadora convidada vai explorar o conceito de literacia fílmica partindo da ideia de cinema como arquivo, responsável por parte significativa da memória ocidental. “Por um lado, ele é responsável pela criação dessa memória, com suas imagens que eternizam e difundem e, por outro, age como um repositório de gestos e modos que, de outra forma, poderiam se perder”, aponta.

Pela parceria institucional, a pesquisadora da UFJF, Gabriela Borges, é colaboradora do Doutoramento de Algarve com o módulo Media-Arte Digital. (Foto: Alexandre Dornelas)

Pela parceria institucional, a pesquisadora da UFJF, Gabriela Borges, é colaboradora do Doutoramento de Algarve com o módulo Media-Arte Digital. (Foto: Alexandre Dornelas)

De acordo com a professora Gabriela Borges, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) e responsável pela iniciativa, o curso vem em um momento importante para desenvolver o campo de estudos em literacia na Universidade. “É muito relevante para os nossos alunos ter a possibilidade de acompanhar o trabalho de alguém que estuda cinema há muitos anos e pode apresentar uma perspectiva europeia sobre o assunto”, esclarece. “O seu trabalho também dialoga com diversas pesquisas desenvolvidas no PPGCom, o que permite a troca de experiências com o grupo”.

Mirian Tavares ressalta a importância de, antes de tudo, sabermos “ler” as imagens para que elas possam dialogar conosco. “Para lê-las, temos que treinar o olhar e perceber que toda e qualquer imagem é uma construção sócio-econômico-cultural, que não são nem neutras nem ingênuas.” A partir disso, é possível contextualizá-las e decodificar o seu funcionamento, “importante, sobretudo, porque o cinema é também o modelo que diversos outros meios utilizam para criar imagens”, completa.

O objetivo principal é promover uma autêntica literacia, não só do cinema, mas do mundo das imagens em geral. “Cada tela que nos cerca traz um universo que absorvemos, muitas vezes, sem nos darmos conta do que, de fato, estamos vendo”, explica. “Para alunos da área da comunicação, é fundamental ter esta formação, bem como para alunos de outras áreas, como as artes, por exemplo.”

O minicurso trabalhará o assunto por meio da exibição de filmes e excertos, de quadros, publicidade e da discussão de conceitos fundamentais para a apreensão do cinema. “Com esse material, pretendo desenvolver uma metodologia que permita aos alunos um espaço de intervenção e de reflexão”, diz.

Além do minicurso, a professora atuará como consultora do projeto de doutorado a ser apresentado para a Capes e participará do Pãodequeijo.com, evento bimestralmente promovido pela Pós-graduação. Nesta edição o tema será “Estética e Política”, e acontece no dia 17, às 17h30, na sala de pesquisa do PPGCom.

Parceria
A parceria da Universidade de Algarve com a UFJF já tem história. Além de um protocolo de cooperação entre as duas instituições que permite o doutoramento nas mesmas condições de alunos nacionais, a colaboração tem gerado trabalhos em conjunto, visitas e co-orientações de projetos. “No momento, temos dois professores da UFJF fazendo o doutorado em Algarve”, conta Mirian. “Por outro lado, a professora Gabriela Borges colabora conosco lecionando um módulo do Doutoramento em Media-Arte Digital, bem como participa de diversos projetos que desenvolvemos no campo da Literacia dos media”.

Um dos projetos que conta com o envolvimento da professora da UFJF é o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Ciac). Coordenado por Mirian, o Centro desenvolve pesquisas no campo das artes, cultura e mídia, tanto na parte teórica quanto prática. O grupo participa de diversos projetos europeus liderados pelo British Film Institute sobre a literacia dos media, especificamente sobre a fílmica.

Mirian também afirma que o sucesso da colaboração provocou novas ideias. “Estamos preparando um projeto com outras instituições no campo da literacia para desenvolver uma rede de investigação que produza congressos, encontros e materiais de divulgação científica nesta área”, completa.

Outras informações:

Minicurso Literacia Fílmica