(Imagem: visualhunt.com)

Aulas acontecem de 10 a 21 de julho, e serão divididas em duas etapas (Imagem: visualhunt.com)

Estão abertas as inscrições para o II Ciclo de Minicursos de Cristalografia, ciência que permite o estudo de ferramentas avançadas em análise de materiais cerâmicos, fármacos e minerais. O evento tem como objetivo difundir duas técnicas específicas de trabalho com esses tipos de compostos, o Método Rietveld e de Determinação de Estruturas com dados DRX por pó.

Os minicursos serão ministrados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) do dia 10 a 21 de julho de 2017 e será realizado em duas etapas. Na primeira delas, do dia 10 a 14 de julho, será abordado “O Método de Rietveld e refinamentos sequenciais e paramétricos”. Esse método consiste na identificação de compostos em fases cristalinas. Na segunda etapa, do dia 17 a 21 de julho, será trabalhado a “Determinação de Estruturas com dados DRX por pó”, técnica de refinamento de estrutura cristalinas.

A segunda edição do Ciclo de Minicursos de Cristalografia é realizada pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFJF em parceria com o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os cursos serão ministrados pelos professores Alexandre Cuin (UFJF), Selma Gutierrez Antonio (Unesp) e Carlos Paiva Santos (Unesp).

Para o professor e organizador do curso, Alexandre Cuin, esta é uma oportunidade de difundir técnicas muito relevantes para diversas áreas, de pesquisa e da indústria, e que ainda não são exploradas em todo o seu potencial. Ele ressalta que frequentemente se depara com pesquisas interrompidas por falta de conhecimento dessas metodologias.

Alexandre trouxe a técnica de identificação de compostos em fases cristalinas para o Brasil em 2014, após cursar o pós-doutorado na Universidade de Insubria, na Itália, sendo hoje um dos únicos que a executa no Brasil. O professor Carlos Santos, responsável pelo Método Rietveld, trabalha com essa tecnologia há mais de 20 anos, sendo também uma referência no país. Os professores têm o objetivo de levar o minicurso a outras universidades.

São oferecidas 28 vagas para cada módulo do curso. Ele é voltado para estudantes de programas de pós-graduação, professores universitários e colaboradores de indústria das áreas de Química, Física, Farmácia e Engenharia de Materiais.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de julho pelo site do evento http://labcacc.net.br/CMC-2/. O valor das inscrições varia de R$75 reais (cada módulo) para estudantes até R$ 500 reais (por módulo) para profissionais de indústria.