(Foto: Divulgação/João XXIII)

Competição se estende até 20 de maio, com modalidades coletivas e individuais (Foto: Divulgação/João XXIII)

A 21ª edição dos Jogos do João, organizada pelos professores do Departamento de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII, começa a ser disputada nesta sexta, 12. Os Jogos têm como propósito realizar um evento competitivo abordando os conteúdos trabalhados em cada ano escolar. A disputa vai envolver os alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e se estende até o dia 20 de maio, com modalidades que poderão ser disputadas coletiva e individualmente, no próprio Colégio.

Os alunos do sexto e sétimo ano do ensino regular irão se enfrentar separadamente, enquanto os do oitavo e nono ano jogarão uns contra os outros. O esquema será o mesmo para os três anos do Ensino Médio e para os alunos do EJA, onde a disputa também será mesclada entre os diferentes anos, possibilitando uma maior interação entre os estudantes de séries diferentes.

Os Jogos do João têm como objetivo valorizar as manifestações corporais, ampliar conhecimentos técnicos relativos às modalidades e permitir que os alunos reconheçam a importância da ação coletiva e da cooperação em atividades competitivas. Além disso, buscam estimular a reflexão deles sobre diferentes dimensões existentes em um evento competitivo orientado pelo espírito da justiça e da inclusão.

Para a chefe do Departamento de Educação Física, Eliete Verbena, a competição “é um espaço também de aprendizagem, de conhecimento e de interação não só dos alunos, mas também dos professores, que podem se envolver com essa atividade durante a semana”.

A abertura da competição contará com a presença de todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. A avaliação dos jogos será, exclusivamente, nos horários das aulas de Educação Física. As modalidades coletivas foram escolhidas a partir de votação em todos os anos, e as disputas individuais serão de dança, xadrez, tênis de mesa e ginástica artística.