Como parte do calendário de atividades promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Química, nesta sexta-feira, 12, duas doutorandas ministram seminários abertos à comunidade acadêmica. Ingrid Nunes de Grossi falará sobre “O Papel da História da Ciência e a Visão do Cientista”, às 10h, e Eloah Pereira Ávila apresenta o tema “Da biomassa à química fina: recentes avanços da aplicação da lignina”, às 14h. Não é necessário fazer inscrição.

Os seminários são pré-requisito obrigatório para os alunos de mestrado e doutorado. “É importante para eles se prepararem para congressos e ganharem desenvoltura”, afirma o professor Luiz Antônio Sodré Costa. Ele ainda destaca que os temas abordados não são necessariamente relacionados às teses e dissertações produzidas pelo programa e, por isso, estimulam e aprimoram a habilidade de pesquisa do discente.

Ingrid Grossi vai explorar a aproximação do conhecimento científico da sociedade, apresentando aspectos históricos da ciência, sua consolidação e inserção no âmbito educacional. Já Eloah Ávila irá tratar sobre os benefícios da lignina, composto alternativo ao petróleo, pensando em novas formas sustentáveis de suprir as demandas da indústria.

As apresentações serão na sala S-209, no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE).