doutorado psicologia

Tese mostrou que mulheres com média de idade de 40 anos são a maioria entre as pessoas com alto nível de dependência de nicotina (foto: khawkins04 via Visualhunt / CC BY)

Todo mês, milhares de fumantes buscam informações sobre como parar de fumar. A partir dessa temática, o acadêmico Henrique Pinto Gomide desenvolveu sua tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a pesquisa, ele buscou analisar as características dos fumantes que acessaram o site Viva Sem Tabaco.

         O Viva Sem Tabaco foi criado pelo doutorando e seu co-orientador, Heder Bernardino, na UFJF. É um site gratuito e está disponível em sete idiomas. “Com os resultados encontrados, poderemos melhorar o site, personalizando as informações de acordo com as características dos usuários”, conta o pesquisador.

           Para o trabalho, Henrique coletou dados de aproximadamente 1500 usuários cadastrados no site. “Os participantes responderam questionários que avaliam dependência de nicotina, tentativas anteriores de parar de fumar, depressão além das características sociodemográficas”, revela o acadêmico.

           Segundo o doutorando, após traçar o perfil dos usuários do site, foi descoberto que uma em cada três pessoas que acessam o Viva Sem Tabaco possui critério para diagnóstico de depressão. “A maioria dos fumantes são falantes da língua portuguesa, é mulher, possui ensino médio completo, alto nível de dependência de nicotina, com média de idade de aproximadamente 40 anos. Além disso, metade dos fumantes disse não ter tentado parar antes de entrar no site. Essas características são diferentes dos fumantes que buscam os serviços de saúde tradicionais.”

doutorado psicologia

Henrique Pinto Gomide com a banca examinadora, após a defesa da tese de doutorado, no dia 28 de abril, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (foto: arquivo pessoal)

           De acordo com o Henrique, o estudo é relevante para a sociedade, pois o site auxilia no combate ao tabagismo, que causa seis milhões de mortes anualmente; duzentas mil somente no Brasil. “Embora o Brasil tenha avançado no controle do uso do tabaco, o acesso universal ao tratamento é ainda problemático e grande parte dos fumantes decide parar por conta própria, sem auxílio profissional e medicamentoso. O Viva Sem Tabaco  tem como objetivo preencher esta lacuna, ao oferecer informações baseadas em guias clínicos e pesquisas científicas. Ao acessar o site, o fumante cria um plano de parada personalizado que pode ser salvo no celular ou impresso. Ao descrever o perfil dos usuários do Viva sem Tabaco, podemos personalizar o conteúdo, melhorando a experiência do usuário”, explica o pesquisador.

           O professor orientador da pesquisa, Telmo Mota Ronzani, destaca a importância da tese para o campo acadêmico. “A pesquisa tratou de uma ação interdisciplinar a princípio pouco usual entre as áreas de psicologia, saúde pública e ciências da informação. Além disso, o projeto é bastante inovador para o Brasil e no mundo, pois se trata de uma intervenção para cessação de tabaco mediada por computador realizada de forma sistemática do ponto de vista tecnológico, de intervenções baseadas em evidências e éticas. Fizemos questão de utilizarmos códigos abertos, então todo o know how desenvolvido pela pesquisa poderá ser livremente replicado para outras áreas de saúde.”

Contatos:
Henrique Pinto Gomide (mestrando)
henriquepgomide@gmail.com

Telmo Mota Ronzani (orientador)
telmo.ronzani@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani (UFJF)
Prof. Dr. Heder Bernardino Soares (UFJF)
Profa. Dra. Laisa Marcorela Andreoli Sartes (UFJF)
Profa. Dra. Carla Ferreira de Paula Gebara (UCP)
Profa. Dra. Eroy Aparecida da Silva (UNIFESP)

Outras informações: (32) 2102-3103 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia