Semana Filosofia

O professor Luciano Camerino, do Departamento de Filosofia, ministrou a palestra “Filosofia e Literatura: Antes da Pólis e Depois da História” (Foto: Foto Victor Marcelino/UFJF)

A História humana está submetida a alguma lei ou nem sempre obedece à razão? Esse foi um dos temas da palestra “Filosofia e Literatura: Antes da Pólis e Depois da História”, ministrada nesta terça-feira, 9, pelo professor Luciano Camerino, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade faz parte da programação da XXIII Semana de Filosofia – Estética e Filosofia da Arte, que segue até sexta-feira, 12, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Na opinião do professor Camerino, a História do ser humano não está ligada a uma ordem, diferente do que se acreditava nas pólis, as antigas cidades-estado gregas. “A pólis foi um momento na Filosofia grega em que se acreditou que a razão poderia organizar a vida social, a vida política. A ideia de História que se construiu na maioria dos autores, supõe que a História humana tenha um sentido, ou seja, estaria submetida a uma racionalidade. E hoje, nós poderíamos dizer que isso não é verdade. A História humana obedece a muitas razões, a muitos sentidos e a muitas faltas de razão e contingências.”

Assim como nas tragédias do teatro da Grécia Antiga, segundo Luciano Camerino, o homem encontra-se atualmente em uma disputa de diferentes forças. “Hoje, talvez, nós estejamos em uma situação semelhante a de um politeísmo, de diversidade. A Filosofia nasceu tentando unificar, resumir a realidade em conceitos. Mas será que isso é possível? Ou será que a realidade é sempre maior?”, indaga.

Semana de Filosofia é vista como espaço plural

Em sua vigésima terceira edição, a Semana de Filosofia é um evento tradicional do Departamento de Filosofia. O professor Luciano Camerino já participou de diversas edições. “Acho muito importante porque os temas sempre variam. É uma iniciativa dos alunos e eles fazem o evento de uma maneira muito interessante, muito rica. Contemplam vários temas, vários professores. É um exercício de pluralidade e isso é importante para a Filosofia.”

A programação da Semana vai até esta sexta-feira, 12. A cada dia, há palestras das 10h às 12h, minicursos das 14h às 16h, comunicações das 16h30 às 18h30 e conferências a partir das 19h30. Ainda nesta terça-feira, o professor Fábio Fortes lidera o minicurso “Poesia, loucura e educação em Platão”, às 14h. Às 19h30, ocorre a conferência “A finitude em Paul Tillich e o filme The Age of Adaline”, com exibição do longa em seguida. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e externa. Confira a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3101 – Instituto de Ciências Humanas (ICH)