mestrado profissional matemática

José Carlos Valério ressaltou a importância do trabalho para a formação de professores (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Uma pesquisa do mestrado profissional em Matemática pode contribuir para a formação de novos professores da área. A dissertação “Introdução à Geometria Hiperbólica” foi apresentada por José Carlos Valério, na última quinta-feira, 4, na UFJF. Ele mostrou que essa geometria foi criada no século XIX pelos matemáticos Gauss, Bolyai e Lobachevsky. A matéria questiona e se torna independente ao quinto postulado de Euclides – os postulados de Euclides regem a geometria conhecida nos campos escolares fundamental e médio.

Segundo o mestrando, o interesse pela pesquisa surgiu da necessidade de aprender um pouco mais sobre geometria. “O fato de eu nunca ter trabalhado com geometria em sala de aula, aflorou o interesse de estudar a matéria. A princípio, a intenção era estudar a geometria Euclidiana, no entanto, surgiu a oportunidade de pesquisar sobre a geometria hiperbólica.”

José Carlos comenta porque essa nova geometria é tão pouco conhecida no meio acadêmico. “A geometria hiperbólica não é tão conhecida no meio acadêmico porque suas aplicações estão além do que geralmente as pessoas são capazes de entender. Em sua funcionalidade, uma dessas aplicações foi usada, por exemplo, na teoria da relatividade desenvolvida por Einstein.”

O pesquisador ressalta, ainda, a relevância do estudo para a sociedade. “A importância dessa pesquisa está na formação de novos professores. Eu acho que as universidades precisam dar um foco mais positivo para essa geometria, pois não tem se falado na geometria não euclidiana. Portanto, na minha opinião, tem que ser passado isso para os futuros formandos, porque o professor tem que estar acima do conhecimento que vão passar.”

Para o professor orientador, Nelson Dantas Louza Junior, a pesquisa contribui para o espaço acadêmico, pois mostra que existem outras geometrias além das frequentemente estudadas. “O mestrando trouxe um tema que não é tão familiar para as pessoas, mesmo para os próprios formandos em matemática. Então, isso já é uma contribuição, além de ficar disponível na Universidade mais uma literatura para os alunos de graduação e de mestrado.”

Contatos:
José Carlos Valério (mestrando)
valeriojosecarlos@yahoo.com,br

Nelson Dantas Louza Junior (orientador – UFJF)
nelson.louza@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Nelson Dantas Louza Junior (UFJF)
Prof. Dr. Willian Versolati França (UFJF)
Prof. Dr. Rônei Sandro Vieira (CEFET-MG)

Outras informações: (32) 2102-3339 – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional