Kynodontas que chegou ao Oscar como filme estrangeiro será o próximo título no Cineclube

Kynodontas que chegou ao Oscar como filme estrangeiro será o próximo título no Cineclube

O Centro Acadêmico Darcy Ribeiro, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou esta semana o projeto CineclubeCSO. O objetivo é exibir semanalmente filmes que serão seguidos por debate, sempre às quartas-feiras, às 14h30, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

“O Cineclube é um projeto que faz parte das nossas ações enquanto Centro Acadêmico (CA). Todos os integrantes do CA concordavam que era fundamental  e de grande importância  promover momentos que vão além da sala de aula, e, assim, também  integrar alunos com as diversas temáticas trazidas nas sessões. Para isso,  usamos  uma ferramenta que é divertida e plural: o cinema. O propósito do Cineclube é que essas exposições explorem as dimensões científica e social dos filmes, através dos debates sobre as obras que são de interesse das três áreas das ciências sociais: antropologia, ciência política e sociologia”, destaca a presidente do CA e aluna do  9º período do curso de Ciências Sociais, Caroline Mendonça.

O projeto, segundo a aluna, foi idealizado no início deste semestre em parceria com a coordenação de curso e apoio dos professores. A primeira sessão aconteceu na quarta-feira, dia 3, com o filme ‘Que bom te ver viva’,  seguido de debate sobre a temática da violência contra mulheres na ditadura. “Esse momento inicial já mostrou como existe uma demanda por parte dos alunos por atividades extra sala de aula. Foi uma experiência sem dúvidas intensa e frutífera.”

A presidente do Centro Acadêmico ressalta que todas as exibições são seguidas por debate e abertas à comunidade acadêmica da UFJF. “Em todas as sessões convidamos debatedores que de alguma forma estejam próximos das temáticas de cada filme. Isso inclui, por exemplo, professores e/ou militantes. Para deixar o clima ainda mais legal, nós fornecemos pipoca grátis para cada sessão.  E, ao final desse ciclo de sessões, certificaremos os alunos presentes com comprovante da carga horária respectiva à participação”.

Confira a lista dos próximos filmes que serão exibidos no projeto CineclubeCSO:

Kynodontas (10 de maio, às 14h30, no Anfiteatro do ICH)

Gattaca (17 de maio, às 14h30, no Anfiteatro do ICH)

TomBoy (24 de maio, às 14h30, no Anfiteatro do ICH)

Dzi Croquettes (31 de maio, às 14h30, no Anfiteatro do ICH)

Quanto Vale ou É por Quilo (7 de junho, às 14h30, no Anfiteatro do ICH).

Outras informações:

cacsodarcyribeiro@gmail.com

https://www.facebook.com/cacsodarcyribeiro/